Título: Presidente vê pequenez em seu adversário
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2006, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em entrevista à Rádio Bandeirantes de São Paulo, que 'só um maluco acha que pode fazer viagem internacional de avião de carreira, viajando como presidente da República'. Seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), no debate de domingo, prometeu vender o Aerolula se for eleito. Para Lula, essa posição reflete 'pequenez' e 'demonstra o despreparo dele, a falta de visão'.

Lula procurou dar o troco às cobranças que sofreu no debate. Disse também que o PSDB 'não devia ser candidato a nada, só a uma empresa para vender estatais'. A seguir, os principais trechos da entrevista:

CLASSE MÉDIA

Acho que a classe média pensa igual ao conjunto da sociedade, às vezes tem mais ou menos informação. O dado concreto é que o PT continua o partido mais votado. Tinha gente que achava que o PT ia acabar e ele teve 13,9 milhões de votos contra 13 milhões do PMDB. Penso que o que a gente não conseguiu de voto da classe média no primeiro turno vamos conseguir no segundo.

MAUS EXEMPLOS

É uma coisa que temos de abolir da política brasileira. Ela precisa passar por um processo de transformação muito sério, a reforma política tem de ser colocada como peça principal na disputa. Sabe por quê? Porque o erro que acontece na política não é de uma pessoa, é de um sistema que está apodrecido.

GÁS E BOLÍVIA

Era visível que um dia a Bolívia ia brigar por seu gás. Isso já tinha sido aprovado na Constituição deles. Vamos fazer um acordo, sentar na mesa e negociar. Desagradável é as pessoas fazerem bravata com a Bolívia, que é um país muito pobre. É preciso parar de demonizar os outros.

VENEZUELA

No Brasil tem um tipo de gente que adora ser bravo com os fracos e covarde com os fortes. O Brasil tem uma extraordinária relação com a Venezuela. Só do ponto de vista comercial, temos um superávit de US$ 2,5 bilhões. (...) Como o Brasil é a maior economia, a que detém mais tecnologia, temos de ter mais responsabilidade em cuidar dos países mais fragilizados, senão vamos ter muitos problemas políticos.

AEROLULA

É a única coisa que ele sabe fazer, vender coisas. Há uma cultura do PSDB. Ele não deveria ser candidato a nada, devia ser candidato a uma empresa de vender estatais e com o dinheiro pagar as dívidas. Quando um cidadão vem dizer que um país do tamanho do Brasil não pode ter um avião, quando diz que temos quatro aviões... O avião que tínhamos era o Sucatão, que o presidente dele deixou de usar três anos antes de terminar o mandato. (...) Só quem não tem dimensão da política internacional é que pode falar uma coisa dessas. (...) Só um maluco acha que pode fazer viagem internacional de avião de carreira, viajando como presidente da República. Fico irritado pela pequenez. Quando vejo alguém querer ser candidato a presidente e age com a pequenez com que ele agiu me deixa irritado. Demonstra o despreparo dele, a falta de visão.

DOSSIÊ VEDOIN

Quero saber o conjunto da obra. (...) É uma historia que envolve procurador que já tinha participado de outros casos desses, delegados também. Me parece que algumas pessoas não querem saber isso, só querem saber da fotografia do dinheiro.

AMIGOS ENVOLVIDOS

A coisa foi tão imbecil, nem sei se houve estratégia. O que me preocupa é por que pessoas que estavam na campanha nacional se meteram na campanha em São Paulo.

ENTREVISTAS

Posso ter errado de não ter dado entrevista, entretanto poucos presidentes fizeram a quantidade de discursos que eu fazia.