Título: Coordenador da campanha tucana aponta 'jogo sujo'
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2006, Nacional, p. A8

O coordenador da campanha do tucano Geraldo Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os responsáveis por sua campanha de fazer 'jogo sujo e espalhar boatos e mentiras' sobre o adversário, ao afirmar que o candidato pretende privatizar estatais e cortar investimentos em programas sociais.

'Hoje, a tentativa é imputar a Geraldo Alckmin a intenção de promover cortes indiscriminados de gastos', afirmou Guerra, ao comentar nota do coordenador da campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia, segundo a qual o tucano comprometerá totalmente os investimentos sociais e provocará uma recessão porque pretende cortar do orçamento R$ 60 bilhões, ou 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O próprio presidente Lula contribuiu ontem para aumentar a guerra suja no segundo turno da campanha eleitoral. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, pela manhã, criticou 'a pequenez' de Alckmin no debate promovido domingo pela TV Bandeirantes, por ter afirmado que venderia o Airbus presidencial - conhecido como Aerolula - e, com o dinheiro arrecadado, construiria cinco hospitais.

Lula sugeriu ainda que Alckmin venderá as estatais ao dizer que a única coisa que seu adversário sabe fazer é vender.

SUSTO

O que mais assusta os coordenadores da campanha de Alckmin é a rapidez com que se entranhou entre os servidores públicos as afirmativas de petistas e os boatos de que o tucano pretende vender estatais como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Correios.

Há nas estatais um forte movimento a favor da candidatura Lula, sob o argumento de que se Alckmin ganhar a eleição presidencial, todas serão vendidas.

Representantes de estatais já estiveram reunidos com coordenadores da campanha dos tucanos. Ouviram que nada disso é verdade, mas a boataria continua.

Sérgio Guerra procurou esclarecer ontem - o que Alckmin já havia feito no debate de domingo - que não haverá a venda de estatais.

'Todas as propostas e compromissos de Geraldo Alckmin estão em seu programa de governo. O resto são boatos e mentiras de adversários', disse. Não há, segundo ele, no programa de governo de Alckmin, uma única linha a respeito da venda de estatais, embora o PT insista em dizer que a medida será adotada.

NOTA

Sérgio Guerra passou o dia, ontem, na tarefa de rebater os argumentos dos petistas. Numa nota distribuída no final da tarde, reafirmou que Lula e sua campanha estão usando a 'tática do medo'. Disse que o que Alckmin propõe é mais dinheiro para a saúde, educação, segurança, estradas e desenvolvimento e fazer um combate sem tréguas ao desperdício e à corrupção.

'O compromisso de Geraldo Alckmin é com o povo brasileiro. Por isso, como presidente, fará o que Lula não fez: melhorar as condições para que o Brasil cresça, o emprego aumente, a qualidade de vida melhore e haja mais oportunidades para todos os brasileiros, num país mais justo e mais fraterno.'