Título: Biscaia faz 'operação abafa' na CPI dos Sanguessugas, acusa oposição
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2006, Nacional, p. A14

O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), transformou-se ontem em alvo dos oposicionistas, que o acusam de patrocinar uma 'operação abafa' para evitar a convocação dos envolvidos no escândalo do dossiê Vedoin. Eles consideraram 'estranho' o comportamento de Biscaia, que terminou rapidamente a reunião da CPI ontem de manhã, evitando, dessa forma, a votação dos requerimentos de convocação.

O clima de confronto na CPI ficou patente depois que o petista também se negou a fazer uma reunião extraordinária à tarde para votar os cerca de 200 requerimentos. Parlamentares acabaram batendo boca e trocando acusações.

'Não há da minha parte nenhum tipo de conduta que mostre que não quero as investigações. Sou imune à pressão. Mas a CPI não pode se transformar em um palco de disputa político-eleitoral', argumentou Biscaia. Ele sugeriu que os requerimentos só sejam votados depois do segundo turno. 'O resultado das eleições presidenciais vai interferir na segunda fase da CPI, que vai centrar suas investigações na relação da máfia das ambulâncias com o Executivo.'

Deputados da oposição acreditam que 'faltou boa vontade' a Biscaia para que houvesse quórum na sessão da CPI ontem. 'Ele (Biscaia) deve estar sendo pressionado. Não está enfrentando as questões abertamente', disse o sub-relator Fernando Gabeira (PV-RJ). 'Acho que o Biscaia está sofrendo algum tipo de pressão. Espero que ele retome sua biografia', concordou o sub-relator Carlos Sampaio (PSDB-SP). 'Existe pressão grande para não ter reunião da CPI antes do segundo turno', avaliou Júlio Delgado (PSB-MG). 'Biscaia jogou a favor do governo para não haver sessão da CPI', opinou José Carlos Aleluia (PFL-BA).

SOLITÁRIA

Única governista na CPI, a deputada Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) saiu em defesa de Biscaia. 'Temos de trabalhar, em vez de ficar fazendo factóides', disse. Sem dar nomes, afirmou que a CPI tem apenas partes do dossiê contra os tucanos. 'O juiz autorizou que viesse para a CPI todo o material. Mas o que veio para cá foi escolhido.' Foram os sub-relatores que levaram o dossiê à CPI. 'É uma maldade dela', criticou Gabeira. 'É destempero e despreparo da deputada', completou Sampaio.

A crise na CPI começou ontem de manhã. Sem quórum para votações, Biscaia anunciou nova sessão para a semana que vem. Gabeira e Sampaio começaram a colher assinaturas para que a reunião fosse à tarde.

Os dois garantem que Biscaia concordou com a reunião extraordinária. Biscaia nega. 'Não é verdade que tenham me convencido a fazer a reunião. só quiseram fazer uma encenação pública em frente às câmeras. Querem acabar com o clima de cordialidade da CPI', alfinetou.

ADIAMENTO

O Conselho de Ética da Câmara prorrogou por 90 dias, até 20 de fevereiro, os processos contra acusados no caso dos sanguessugas. A prorrogação foi pedida pelo presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP). 'Nosso objetivo é garantir que haja tempo hábil para o julgamento de todos os processos', justificou.

O conselho também aprovou ontem a lista de pessoas que devem ser convidadas a depor, incluindo os donos da Planam, Luiz Antônio e Darci Vedoin, e a ex-funcionária do Ministério da Saúde Maria da Penha Lino.