Título: Suspeita de 2º teste é descartada
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2006, Internacional, p. A16

A rede de TV japonesa NHK informou ontem à noite (manhã de quarta-feira na Ásia) que a agência de monitoramento geológico do país havia detectado sinais de que a Coréia do Norte teria realizado um segundo teste nuclear. Mas a informação foi desmentida, inicialmente, pelo governo da Coréia do Sul e, depois, pelas agências de inteligência dos EUA. 'Não temos nenhuma informação confiável para confirmar nada disso', afirmou o porta-voz do Pentágono, coronel Brian Maka.

Aparentemente, o abalo registrado pelos sismógrafos japoneses se referia a um terremoto de 6 graus na escala Richter, com epicentro no oceano, perto da costa de Fukushima, 240 quilômetros a nordeste de Tóquio. As autoridades afastaram a possibilidade de o tremor causar um tsunami.

Em meio à confusão causada pela notícia da NHK, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, interrompeu um compromisso oficial para desmentir a informação. 'Não temos nenhuma confirmação de que a Coréia do Norte tenha realizado um segundo ensaio nuclear', disse Abe.

Shopping Estadão