Título: 'Não existe depósito dos Vedoin', reage advogado
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2006, Nacional, p. A10

O advogado Eduardo Silveira Mello Rodrigues, defensor de Abel Pereira, disse que seu cliente jamais recebeu dinheiro de propina do esquema dos sanguessugas. 'Não existe qualquer depósito dos Vedoin para Abel, quer direta quer indiretamente.'

Rodrigues destacou que o próprio Abel, preocupado com o envolvimento do seu nome no caso e com uma eventual cilada de inimigos, antecipou-se e fez uma varredura em todas as suas contas bancárias em busca de eventual depósito de origem desconhecida. 'Não existe nenhum depósito em contas de Abel ou de parentes ou de amigos que o cercam.'

Abel Pereira é amigo de Barjas Negri, ex-ministro da Saúde na gestão FHC. Empresário da construção civil, Abel tinha livre acesso ao ministério. Barjas confirmou ter recebido pelo menos uma vez o amigo em seu gabinete. Na semana passada, a Justiça mandou apreender a agenda de Barjas para identificar quem freqüentava seu gabinete.

Chocado com as revelações de Ronildo Medeiros, o advogado disse que está 'começando a suspeitar que essa armação é ainda maior, porque parece que a invenção do dossiê vai mais além do que a plantação de provas falsas'. Quando fala em armação ele se refere às denúncias de que seu cliente estaria envolvido na trama do dossiê contra tucanos.

A Polícia Federal intimou Abel para depor segunda-feira. A PF não quer apenas saber do empresário se ele recebeu propinas do esquema das ambulâncias. Ele é suspeito de ter oferecido R$ 10 milhões pelo sumiço do dossiê anti-tucanos.

Abel teria se reunido em agosto com Luiz Antônio Vedoin, líder da máfia dos sanguessugas. Há registros de que o empresário hospedou-se em um hotel em frente à sede da PF de Cuiabá. Um mês depois, homens do PT - Valdebran Padilha e Gedimar Passos - foram presos em São Paulo com o R$ 1,75 milhão. Abel nega participação.