Título: Cabral diz não a indicações políticas do PT
Autor: Fabiana Cimieri
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2006, Nacional, p. A12

O candidato ao governo do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB) reafirmou ontem que não aceitará indicações políticas caso seja eleito, contradizendo o petista Godofredo Pinto, prefeito de Niterói, cidade da região metropolitana do Rio. ¿Ou ele não conseguiu se expressar bem ou foi mal interpretado¿, reagiu o candidato em rápida entrevista concedida logo antes de encontrar-se com intelectuais na casa do crítico musical Ricardo Cravo Albim.

Cabral se referia a uma declaração de anteontem do prefeito petista, que disse considerar ¿natural¿ a participação do PT no governo do Estado, se ele for eleito. No segundo turno, as duas legendas são aliadas no Rio. O peemedebista afirmou, por outro lado, já ter acertado com Godofredo um ¿pacto para Niterói¿, que inclui o alargamento de ruas e avenidas, a preservação de lagoas, o aumento do efetivo da Polícia Militar e a ampliação do metrô.

¿O natural é que eu escolha quadros competentes, independentemente de partido. Vou fazer um governo suprapartidário e não vou aceitar indicação política, porque meu primeiro compromisso é arrumar a casa e fazer um governo enxuto e eficiente¿, argumentou Cabral. ¿Se eu começar a aceitar indicação política, eu perco essa doutrina. E nenhum partido me pediu nada¿, acrescentou.

Os integrantes de sua equipe, segundo Cabral, só serão escolhidos a partir do dia 30, se for mesmo eleito. Mas ele disse que aceita sugestões de ações políticas e administrativas.

Ao falar de programas, o candidato prometeu manter aqueles que considera bem encaminhados pelo atual governo estadual. Exemplos seriam o o Restaurante Popular (que serve refeições a R$ 1) e a Farmácia Popular (que vende medicamentos pelo mesmo preço). Já o Cheque-Cidadão, na avaliação de Cabral, precisa ser aperfeiçoado e atrelado ao Bolsa-Família, carro-chefe da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora seu aliado.

O encontro reuniu personalidades como o cartunista Ziraldo, organizador do ato, o compositor Sergio Ricardo, o diretor de TV Maurício Sherman, a promoter Liège Monteiro, o cantor Elymar Santos e o acadêmico Cícero Sandroni. ¿Serginho já chega comprometido com a cultura desde o berço¿, disse Ziraldo, referindo-se aos pais do peemedebista, o jornalista Sergio Cabral e a museóloga Magali.

FROSSARD

A adversária do candidato do PMDB, deputada Denise Frossard (PPS), esteve ontem fazendo campanha em São Gonçalo, município da região metropolitana do Rio. Lá ela recebeu o apoio da prefeita Aparecida Panisset (PFL). O Estado tem 92 municípios, mas apenas dois prefeitos apóiam Frossard: Aparecida Panisset e o da capital, Cesar Maia (PFL). Todos os outros estão com Cabral.

À noite, ela teve uma reunião com a Comissão Arquidiocesana.