Título: Meta da Petrobrás está difícil
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/10/2006, Economia, p. B8

A Petrobrás dificilmente alcançará a meta de produção prevista para 2006 no seu planejamento estratégico, de 1,88 milhão de barris por dia. Até setembro, a média estava em 1,762 milhão de barris diários. Até 2010 a estatal pretende agregar 530 mil barris à sua produção diária, chegando a 2,3 milhões de barris. Mesmo sem cumprir a meta, a Petrobrás garante um aumento na produção este ano entre 5% e 8% em relação a 2005.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, admite que realmente será difícil atingir a meta. ¿A média do ano todo é apenas um dado. O importante é que tivemos uma produção crescente, não apenas pontualmente, mas consistentemente. A gente não pode admitir que não chegará às metas, mas sim que estamos fazendo tudo para isso.¿

Apesar da consideração do diretor, a meta de 1,88 milhão de barris por dia dificilmente seria alcançada mesmo se estivessem operando em plena capacidade todas as plataformas previstas para entrar este ano em produção (P-34 e Piranema), além de Golfinho 2 e Espadarte, que segundo Estrella, também poderiam começar a funcionar em 2006.

Juntas, essas quatro plataformas têm capacidade de produção de 360 mil barris por dia, mas nenhuma delas deve atingir esse pico em menos de seis meses após sua instalação. A previsão é de que cada uma comece a operar produzindo de 5 mil a 10 mil barris por dia.

Outro fator que pode contribuir para a elevação da média diária é a ligação de poços que restavam na P-50, o que elevou a produção na plataforma de 80 mil barris em setembro para os atuais 140 mil barris. Além disso, o o navio-plataforma FPSO Capixaba, com capacidade de produção de 100 mil barris por dia, entrou em operação neste mês no Campo de Golfinho produzindo 10 mil barris.

O diretor da Petrobrás destacou o fato de que nos últimos dois meses ocorreram paradas programadas e não programadas em plataformas, o que prejudicou a produtividade. Com o retorno dessas unidades ao sistema, o volume diário terá uma elevação, mas ele não soube informar de quanto.

NÚMEROS

1,762 milhão de barris por dia é quanto a Petrobrás produziu em setembro

1,88 milhão de barris por dia é a meta da empresa para este ano

2,3 milhão de barris é a meta para 2010