Título: Wagner: ele foi o melhor
Autor: Tânia Monteiro, Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2006, Nacional, p. A4

O governador eleito da Bahia, Jaques Wagner - um dos coordenadores informais da campanha de Lula -, considerou que o presidente foi muito bem no debate, melhor que o seu adversário, o candidato tucano Geraldo Alckmin. Wagner classificou o tucano de repetitivo e chamou de 'encomendada' a agressividade do rival.

'Eu considero que o presidente Lula se saiu bem melhor. O candidato Geraldo Alckmin ficou com um mantra único, repetindo 'onde está o dinheiro'', disse Wagner. 'Ficou repetindo com uma agressividade não natural, encomendada.' O governador eleito admitiu que Lula ficou 'decepcionado' com a postura do tucano e esperava um debate 'esclarecedor'.

'O presidente pode te ficado decepcionado porque, mesmo sendo adversário, a gente sempre tem a expectativa de fazer um debate esclarecedor. Infelizmente a única coisa que o candidato Alckmin queria esclarecer era onde estava o dinheiro', afirmou.

Wagner justificou a irritação demonstrada por Lula em alguns momentos do debate como reação humana natural. 'Eu considero que é uma qualidade do presidente não ter se transformado numa máquina de política. Ele, com sentimento, com seus valores pessoais preservados, provavelmente teve uma decepção', afirmou. E voltou a criticar o tucano por insistir nos mesmos temas.

'Nós não vamos ficar, em hipótese nenhuma, só ouvindo bobagens repetidas. O PSDB não é nenhuma escola de idoneidade moral para oferecer à opinião pública brasileira', criticou.