Título: Republicanos e democratas exploram teste em campanha
Autor: David E. Sanger
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2006, Internacional, p. A18

A prova nuclear realizada pela Coréia do Norte se converteu imediatamente em tema da campanha para as eleições de legislativas de 7 de novembro nos EUA, nas quais os republicanos estão a ponto de perder a maioria da Câmara dos Representantes e do Senado, segundo as últimas pesquisas. Os conservadores defendem o apoio irrestrito à política de segurança do presidente George W. Bush, enquanto a oposição democrata atribui o fracasso da diplomacia à administração Bush.

'Neste momento, fica cada vez mais clara a necessidade de se apoiar o presidente Bush e nossos diplomatas que trabalham com outros líderes da comunidade internacional para exigir o desarmamento imediato da Coréia do Norte', declarou o deputado John Boehner, líder da bancada republicana na Câmara. Boehner ressaltou que o teste norte-coreano reforça a necessidade da construção de um escudo antimísseis, para interceptar e destruir mísseis lançados contra o país e seus aliados.

Por seu lado, o candidato democrata à presidência derrotado em 2004, senador John Kerry, atribuiu o teste ao fracasso da política externa de Bush. 'Os discursos duros que são seguidos de ações frágeis, ou a ausência de ação, não podem ser considerados como estratégia de política externa', declarou Kerry.