Título: Governo japonês proíbe importações e entrada de barcos norte-coreanos
Autor: AP e Reuters
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/11/2006, Internacional, p. A19

O Japão impôs ontem sanções à Coréia do Norte, em reação ao teste de uma bomba nuclear realizado pelo país na segunda-feira. Estão proibidas todas as importações e a entrada de barcos norte-coreanos em portos japoneses.

As sanções, que incluem também restrições à entrada de cidadãos norte-coreanos, foram anunciadas pelo gabinete japonês após uma reunião de emergência. "Tendo em conta que a Coréia do Norte deu um passo adiante em suas capacidades nucleares, o Japão está em grave perigo", disse o primeiro-ministro Shinzo Abe. "Se queremos proteger as vidas e as propriedades dos japoneses, não podemos tolerar as ações da Coréia do Norte."

O temor japonês se deve ao fato de que o território do país está ao alcance dos mísseis norte-coreanos. Porém há dúvidas se Pyongyang tem capacidade de montar uma ogiva nuclear em um míssil.

Abe disse que as sanções devem ser implementadas rapidamente. Elas serão aprovadas pelo gabinete amanhã. A medida, porém, tem um impacto limitado, pelo pequeno comércio bilateral entre Coréia e Japão. Em 2005, ele movimentou o equivalente a 141 milhões, ou 0,02% do comércio exterior japonês.

Tóquio já impôs sanções a Pyongyang após os testes de mísseis realizados pelo país em julho. Estas incluíam restrições à ajuda alimentícia e financeira.

"O país cuja segurança é a mais afetada por essas ações da Coréia do Norte é o Japão", disse o porta-voz do Governo, Yasuhisa Shiozaki. Abe quer rever a Constituição pacifista japonesa - mas nega querer tecnologia nuclear.