Título: Assembléia paulista tem 50% de renovação
Autor: Bruno Winckler
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2006, Especial, p. H14

A Assembléia Legislativa paulista terá renovação de quase 50% do seu quadro atual na próxima legislatura: 46 dos 94 deputados eleitos não têm mandato hoje. De todos os atuais deputados, 81 tentaram a reeleição e 48 conseguiram renovar o mandato. 'Teremos uma mudança sadia e vejo com bons olhos a entrada de Bruno Covas (PSDB) e o retorno de Rui Falcão (PT). Isso mostra a vontade de renovação da sociedade', afirma Rodrigo Garcia (PFL), atual presidente da Casa e deputado reeleito com a terceira maior votação nessas eleições. Dos 13 deputados que tentaram uma vaga na Câmara Federal, apenas seis se elegeram: quatro do PSDB, um do PT e um do PPS.

Com 35 cadeiras , a coligação PSDB-PFL confirmou a boa fase do governador eleito José Serra e formará a maior bancada a partir de março de 2007. Serra sai fortalecido dessas eleições não só pela vitória em primeiro turno como também pela base de apoio que terá no poder legislativo do Estado.

Além dos eleitos na sua coligação, Serra contará com o PPS e o PTB na sua base aliada, dois partidos que nessa campanha formaram aliança com o tucano. O PPS tem cinco vagas e o PTB, quatro. Com 44 deputados, o governador eleito terá ampla maioria na Casa. 'É uma Assembléia muito favorável ao (José) Serra, que já assume com amplo apoio. Com certeza haverá uma cooperação entre o Legislativo e o Executivo', disse Garcia.

Em 2005, Garcia contou com o apoio do PT para assumir a presidência da Casa e por isso rompeu, na época, a aliança com o PSDB. 'Esse episódio está superado. Hoje todos esforços estão concentrados para garantir a governabilidade de Serra e para ajudar a eleição de Alckmin para presidente', garante Garcia, que não pretende renovar seu mandato na presidência da Assembléia .

O deputado mais bem votado, e reeleito para seu sexto mandato, foi Campos Machado (PTB), que obteve 246.247 votos e foi seguido por Pedro Tobias (PSDB), também reeleito. O petista mais bem votado foi Rui Falcão, que volta à Assembléia depois de dois mandatos entre 1990 e 1998 .

Nas eleições de 2002, o PT elegeu 23 deputados e o PSDB, 18. Depois de trocas nos partidos dos deputados durante a última legislatura, chegou-se ao número atual de 22 deputados para cada bancada.

Os outros partidos com vagas reservadas na próxima legislatura são o PV, com oito, seguido de PPS e PDT, com cinco cada. O maior partido do País, o PMDB, manteria o baixo número de deputados que tem hoje, quatro, empatado com PSB e PTB com as mesmas quatro vagas cada. Os outros nove assentos seriam divididos entre PSC, PL, PP e PSOL, com duas vagas cada, e uma para o Prona.