Título: PT vence em 4 Estados no 1º turno e consegue marca inédita
Autor: Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2006, Especial, p. H18

Apesar de ter frustrado suas expectativas de vencer a eleição presidencial no primeiro turno, o PT já conseguiu um recorde histórico para o partido nessas eleições. Ganhou em quatro Estados no primeiro turno, estabelecendo uma marca inédita. Foram vitórias no primeiro turno na Bahia (Jaques Wagner), Piauí (Wellington Dias), Sergipe (Marcelo Déda) e Acre (Binho Marques).

Esse número pode ainda aumentar, já que os petistas chegaram ao segundo turno no Rio Grande do Sul (Olívio Dutra) e no Pará (Ana Julia Carepa). Até hoje, o máximo que a legenda tinha feito era conquistar três governos, como ocorrera em 1998 e 2002.

Somente outros dois partidos poderão conseguir um desempenho melhor do que o petista. PMDB e PSDB também elegeram governadores já no primeiro turno em quatro Estados. Os peemedebistas venceram no Amazonas (Eduardo Braga), Mato Grosso do Sul (André Puccinelli), Espírito Santo (Paulo Hartung) e Tocantins (Marcelo Miranda) e disputam o segundo turno em outros seis Estados: Rio de Janeiro (Sérgio Cabral), Paraná (Roberto Requião), Goiás (Maguito Vilella), Paraíba (José Maranhão), Rio Grande do Norte (Garibaldi Alves) e Santa Catarina (Luiz Henrique da Silveira).

Os tucanos venceram em alguns dos maiores colégios eleitorais já no primeiro turno, ganhando em São Paulo (José Serra) e Minas (Aécio Neves), além de Alagoas (Teotônio Vilela) e Roraima (Otomar Pinto). Podem conquistar outros três: Rio Grande do Sul (Yeda Crusius), Pará (Almir Gabriel) e Paraíba (Cassio Cunha Lima).

Dentro desse cenário, o PMDB pode sair com até dez estados sob seu poder, mas seus principais dirigentes não escondem a preocupação com a possibilidade de um fracasso eleitoral no segundo turno. Na eleição passada, o PMDB ganhou os três governos da região Sul. Agora, já está fora do segundo turno no Rio Grande do Sul, e terá que disputar o segundo turno no Paraná e em Santa Catarina.

O PMDB também perde outro local importante, deixando o governo de Pernambuco, que será disputado entre PFL e PSDB no segundo turno - o partido apoiou a candidatura pefelista. Pode perder também o Rio de Janeiro, onde tem o governo e precisará ir ao segundo turno contra o PPS. O partido ficou também sem o Distrito Federal, que passará a ser governado pelo PFL.

Na prática, dos quatro Estados onde venceu no primeiro turno, o PMDB só tem como novidade a vitória em Mato Grosso do Sul, onde desalojou o PT do poder, depois dos oito anos do governador Zeca do PT. Amazonas, Tocantins e Espírito Santo já eram administrados pelo partido.

Pelo lado do PT, o resultado consolida a força do partido no Nordeste, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve imensa superioridade sobre seus adversários na eleição. O PT manteve seu governo no Piauí e ganhou outros dois: Bahia e Sergipe.

Na Bahia, a vitória é ainda mais expressiva por ser inédita e por alijar do poder o grupo político ligado ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL). Se Wagner não vencesse, o atual governador Paulo Souto (PFL) teria obtido seu terceiro mandato.