Título: Patrus e Walfrido estão entre os que devem ficar
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2006, Nacional, p. A4

Com a reeleição impulsionada pelo sucesso do programa Bolsa-Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende mexer no Ministério do Desenvolvimento Social, comandado pelo petista Patrus Ananias. Lula avalia que, além de competente, Patrus tem o perfil que lhe agrada: é discreto e não faz ¿fofoca¿. Além disso, é de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País.

Homem de pouca conversa, Patrus nunca fala sobre o assunto. Sempre que questionado, desconversa: ¿Isso é da alçada do presidente.¿ O ministro admite, porém, que a crise do PT tem de ser solucionada o mais rápido possível. ¿O PT precisa repactuar o seu território sagrado¿, afirma.

Outro mineiro que deverá ficar num provável segundo mandato de Lula é Walfrido dos Mares Guia, titular do Turismo, único representante do PTB na Esplanada. Aos petistas que torcem o nariz para uma nova parceria com o PTB - partido que tem como presidente Roberto Jefferson, pivô da crise do mensalão -, Lula tem sempre uma resposta na ponta da língua. ¿Walfrido não é o PTB. É um excelente colaborador¿, alega.

Na sexta-feira, o ministro do Turismo acompanhou Lula em campanha por Divinópolis e Belo Horizonte (MG). Na hora do almoço, deu mostra de sua fidelidade: chegou a telefonar para o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho. Estava preocupado com as especulações do fim de semana sobre as capas das revistas.