Título: Qualidade da educação básica é o maior desafio
Autor: Fernando Dantas
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2006, Nacional, p. A6

Depois de conseguir colocar quase todas as crianças com a idade apropriada no ensino fundamental durante a década de 90, o grande desafio da educação brasileira hoje é o de aumentar a qualidade da educação básica, que revela-se sistematicamente abaixo da crítica em testes nacionais e internacionais. Além disso, no ensino médio, onde 18,3% dos jovens de 15 a 17 anos não freqüentavam a escola em 2005, falta ainda atingir a escolarização quase total do fundamental.

Para muitos especialistas, um dos grandes nós do sistema educacional brasileiro é que as energias e os recursos do governo dirigem-se mais para o sistema universitário do que para o fundamental. Mas, como no caso da política trabalhista, a educação não é uma área de consenso.

Enquanto parte dos especialistas defende o aumento puro e simples dos recursos para todas as áreas, do básico à universidade, há correntes liberais que têm uma agenda que inclui a redistribuição para o ensino fundamental, uma política mais seletiva de gratuidade no ensino superior (e que não discrimine entre instituições públicas e privadas), e a remuneração diferenciada para professores, de acordo com o desempenho comprovado em testes de aprendizagem dos alunos.

O novo governo deverá decidir de forma mais clara entre estes dois modelos, enquanto dá continuidade às políticas atuais, como a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que amplia o financiamento para o ensino médio, e dá continuidade ao ProUni, o programa que cria vagas gratuitas em universidades particulares.

TECNOLOGIA Na área tecnológica, o Brasil está diante do desafio de conseguir competir com outras estrelas emergentes, como Coréia, Índia e China, que se impõem em nichos específicos. Para o economista José Alexandre Scheinkman, da Universidade de Princeton, é preciso concentrar recursos nos melhores centros de pesquisa, diferenciar por mérito a remuneração dos pesquisadores e estreitar a relação entre universidades e empresas. F.D.