Título: Lula pede respeito a seus opositores e ataca imprensa
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2006, Nacional, p. A13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta a reeleição pelo PT, fez um discurso bastante forte contra seus opositores e a imprensa, ontem pela manhã, em comício na Boca Maldita de Curitiba, e pediu para ser tratado ¿com decência e respeito¿. ¿Não é possível viver a vida inteira subordinado a futricas¿, reclamou, sob aplausos de centenas de pessoas que foram ouvi-lo. ¿As pessoas são expostas todo dia nas páginas dos jornais e na hora em que são absolvidas ninguém pede desculpas neste país¿, acentuou ele.

Lula disse que manterá o mesmo estilo que adotou até agora. ¿Educação a gente aprende dentro de casa e eu não preciso ofender nenhum adversário para ganhar as eleições¿, afirmou. ¿Se quiserem me ofender, se quiserem me acusar, que acusem, eu vou manter um comportamento de presidente da República: altivo, sereno, sabedor de que o ódio que eles têm de mim não é por roubo. Eles sabem que eu não roubo nem roubei¿, discursou. ¿Eles sabem do meu caráter e dos meus compromissos.¿

De acordo com o presidente, o ¿ódio¿ demonstrado pelos seus adversários deve-se ao fato de que ¿pela primeira vez o pobre brasileiro levantou a cabeça¿. ¿Não é o Lula que eles querem destruir¿, reforçou. ¿Querem destruir é o nosso sonho de fazer deste País um País grande, rico, que faça justiça com seu povo.¿ Segundo ele, nos quatro anos de mandato, nunca falou mal de ninguém, nem mesmo dos adversários. ¿Nunca viram e nunca vão ver, porque eu vou ganhar a eleição¿, afirmou. Mas lembrou que mesmo nas vezes em que perdeu continuou com a mesma serenidade.

COMÍCIOS Em dois comícios ontem à tarde no Rio Grande do Sul, Lula afirmou que seus rivais tucanos são incompetentes e não sabem governar. Entusiasmado com a platéia que conseguiu reunir em duas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, Alvorada e Canoas, Lula pediu aos militantes que ocupem ¿cada quadra, cada rua¿ nesta última semana até a eleição.

¿É por isso que eu sou candidato à reeleição. Se em quatro anos nós fizemos mais que eles em oito, com mais quatro nós vamos valer por 16 ou 20 deles, porque eles definitivamente são incompetentes.¿ Em Alvorada, Lula atravessou um corredor colocado entre as pessoas que o esperavam no comício e foi abraçado, beijado e amassado por centenas de pessoas. Pegou criancinhas no colo, beijou mulheres.

Nos dois comícios, Lula contou a história da petista Danielle Tristão, que teve parte de um dedo arrancado por uma mordida em uma briga no Rio. Aproveitou para cutucar de novo os adversários. ¿Não façam campanha com o dedo esticado que eles podem morder¿, provocou. Lula deixou Canoas no início da noite rumo a Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, onde faria o último comício do dia.