Título: Atentado em mercado deixa 30 mortos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2006, Internacional, p. A22

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas ontem em um ataque com granadas de morteiro contra um mercado lotado em Mamudiya, 30 quilômetros ao sul de Bagdá. Pelo menos 12 granadas foram lançadas após a explosão de cinco bicicletas-bomba.

Policiais e membros da milícia anti-EUA do líder religioso xiita Muqtada al-Sadr, o Exército Mahdi, confrontaram-se ontem em Suwayra, na Província de Wasit, cerca de 65 quilômetros ao sul de Bagdá. Nove pessoas - oito milicianos e um civil - morreram. Uma discussão entre um policial e um membro do Exército Mahdi desatou o confronto, ocorrido um dia após a violência em Amara entre a polícia e a milícia de al-Sadr.

Soldados americanos informaram ontem ter matado um importante coordenador dos estrangeiros que combatem em nome da Al-Qaeda no Iraque, mas não o identificaram. Ele foi morto em Ramadi, coração da insurgência sunita. Na Província de Anbar (oeste), três marines morreram ontem em combate, elevando para 78 o número de militares americanos mortos desde o início de outubro - que pode ser o mês com maior número de baixas americanas em dois anos.