Título: Tecnologia é explorada a serviço da `verdade¿
Autor: Marcos Guterman
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2006, Internacional, p. A24

O ministro da Propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, chamou a atenção já em 1934 para as infinitas possibilidades abertas pela tecnologia. ¿O rádio tornou-se uma invenção do passado, porque, em breve, a TV chegará¿, afirmou ele, profético. Em seguida declarou: ¿A propaganda continua a mesma, mas os meios fornecidos pela tecnologia avançada vão se tornando mais e mais amplos e abrangentes¿. Seis décadas depois, os nazistas se tornaram ¿neo¿, bem como os veículos usados por eles para espalhar suas mentiras. À Goebbels, eles agora planejam ter um canal de TV na internet.

¿Em breve estaremos transmitindo pela internet um programa de notícias direto da sede de nosso partido¿, disse Klaus Beier, porta-voz do Partido Nacional Democrático (NPD) à Der Spiegel. A idéia, segundo o NPD, é mostrar ¿a verdade¿ que a grande mídia esconde. No programa piloto, duas ¿reportagens¿ deram o tom do que será a TV neonazista. Uma delas mostrou um vilarejo em Colônia que quer a expulsão de todos os não-alemães do local; a outra fez um apanhado da exposição de charges que descrevem o Holocausto como mito. Por muito tempo os neonazistas torceram o nariz para a internet, considerada um símbolo do domínio americano. Agora, no entanto, perceberam o poder que a rede mundial de computadores proporciona. Esse é o sintoma mais evidente da capacidade nazista de adaptar-se às circunstâncias para atingir seus objetivos.

¿Este é um nazismo adaptado às condições modernas, que são bem distintas daquelas da República de Weimar¿, afirma ao Estado o historiador Richard J. Evans, da Universidade de Cambridge. ¿A República Federal Alemã é uma democracia estável com uma economia estável. O militarismo e a violência política que tomaram a Alemanha após a 1ª Guerra estão inteiramente ausentes - a Alemanha é hoje uma sociedade pacífica, para não dizer pacifista.¿

Dessa maneira, afirma Evans, enquanto a propaganda neonazista guarda alguma relação com os métodos de Goebbels, sobretudo seus ataques a minorias vulneráveis, ¿a maior parte do resto dos métodos nazistas não é aplicável no mundo político de hoje¿. O problema é que, com a internet e sua enorme influência, a nova estratégia nazista talvez se revele ainda mais eficiente.