Título: Partido dos rincões domina Estados
Autor: Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2006, Nacional, p. A7

Confirmadas as pesquisas, o PMDB - partido com maior penetração nos grotões - vai comandar o maior número de Estados a partir de janeiro. De acordo com sondagens do Ibope sobre o segundo turno, somadas às definições em primeiro turno, o PMDB sairá das eleições com oito ou nove governadores. O PSDB aparece em seguida, com seis.

O PMDB conseguiu eleger quatro governadores no primeiro turno, no dia 1.º. Venceu no Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Agora aparece à frente em mais quatro Estados: Rio Grande do Norte, Goiás, Rio e Santa Catarina.

A disputa não é homogênea. Em Goiás, Maguito Vilela, com 43% das intenções de voto, tem apenas 5 pontos porcentuais a mais que Alcides Rodrigues (PP). No Rio, apesar da surpresa da ida de Denise Frossard (PPS) para o segundo turno, o peemedebista Sérgio Cabral atingiu 56% - está 20 pontos à frente da deputada.

No Paraná, o quadro é de empate técnico entre Roberto Requião e Osmar Dias (PDT), com 46% e 45%. A única briga de segundo turno na qual o PMDB aparece atrás é a da Paraíba, onde o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera, com 51%. José Maranhão (PMDB) tem 43%.

Após eleger José Serra em São Paulo e vencer em Minas, Alagoas e Roraima no dia 1.º, o PSDB briga pelo governo de mais três Estados. Aparece à frente em dois deles. A maior vantagem tucana é no Rio Grande Sul, onde Yeda Crusius, após virada, atingiu 63% dos votos - 34 pontos porcentuais de distância do adversário petista, Olívio Dutra.

A briga mais dura para o PSDB é no Pará, contra o PT. A última sondagem, ainda de 30 de setembro, indica empate - 48% para Almir Gabriel (PSDB) e 48% para Ana Júlia (PT). O PT não tem outras brigas regionais, mas venceu em quatro Estados no dia 1.º.