Título: Diferenças só aparecem mesmo nos diagnósticos
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2006, Nacional, p. A8

Enquanto o programa de governo do PT fala em continuar, avançar, aprofundar e prosseguir, os tucanos pregam reavaliações, reorientações e melhorias. O Bolsa-Família é um bom exemplo: Lula fala em 'manter'; Alckmin, em 'ampliar e aperfeiçoar'.

Nos diagnósticos que antecedem as propostas estão os maiores abismos: os petistas mostram avanços e os feitos do governo Lula. Os tucanos apontam falhas, inoperância e exaltam a gestão de Fernando Henrique Cardoso, muitas vezes reclamando de ações interrompidas.

'Nos últimos quase quatro anos, não só aumentou a distância que nos separa dos países altamente desenvolvidos, como estamos crescendo menos do que quase todas as nações em desenvolvimento. E, o que é pior, muito menos do que poderíamos e precisaríamos para dar empregos e oportunidades aos nossos filhos', critica o programa de Alckmin, que cita ainda a 'corrupção entranhada na máquina política mais próxima à Presidência' e a 'crise ética e política do PT e do governo atual'.

Os petistas também são duros. 'Em outubro de 2002 o povo brasileiro elegeu Lula para presidir um país corroído por profundas contradições econômicas, sociais e políticas que deixaram um legado de desigualdade, autoritarismo e dependência externa', diz o programa de Lula. 'Como podem falar em ética os autores da privataria que entregou grande parte das empresas estatais em processos marcados por graves denúncias de irregularidades?'