Título: CNI se surpreende com resultados 'tão' diferentes
Autor: Jacqueline Farid
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2006, Economia & Negócios, p. B1

Diferenças na metodologia de cálculo podem explicar por que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou queda na produção industrial no terceiro trimestre, enquanto a Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou crescimento. Ainda assim, a CNI está fazendo uma análise mais aprofundada sobre os resultados discrepantes.

Segundo o economista Paulo Mol, da CNI, uma diferença é que a pesquisa do IBGE utiliza uma amostragem maior, pois as indústrias são obrigadas a responder ao questionário da instituição. Os dados coletados pela CNI têm como base respostas voluntárias por parte das empresas. Outra possível causa da divergência de números é que o IBGE mede a produção física das indústrias enquanto a CNI verifica vendas e horas trabalhadas.

O economista destacou ainda que o IBGE não considera o 'efeito calendário'. A CNI, explicou, leva em conta a diferença de dias úteis de um mês para o outro. Por exemplo: agosto deste ano teve 23 dias úteis, enquanto setembro teve apenas 20 dias úteis, o que, por si só, já sinalizaria para um resultado menos favorável em setembro. Apesar das diferenças, disse Mol, os dados da CNI e do IBGE tendem a caminhar juntos no longo prazo.

Ele afirmou que os dados do terceiro trimestre do IBGE causaram surpresa porque a diferença de números entre as duas instituições 'nunca foi tão séria como agora'. 'Os dados causaram surpresa porque estão indo contra a tendência apontada nas nossas pesquisas', comentou. Os levantamentos da CNI apontam para um terceiro trimestre bom e indicam uma tendência de melhora nos indicadores industriais para o último trimestre do ano.

Na avaliação de Mol, os dados do IBGE podem afetar negativamente as projeções de crescimento econômico feitas por bancos e consultorias. 'Com esse resultado, o PIB deve ser afetado para baixo', afirmou. 'Esse dado também cria um desdobramento nebuloso para o quarto trimestre.'