Título: Falta de gás pode deixar MT sem luz
Autor: Nelson Francisco
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Economia, p. B7

Problema técnico no gasoduto reduz volume de gás para Brasil e Argentina e pode prejudicar 1,4 milhão

O fornecimento de gás natural da Bolívia para Mato Grosso foi interrompido ontem e o Estado poderá sofrer um apagão nos próximos dias. Um problema técnico no gasoduto reduziu o volume de gás para Brasil e Argentina e pode prejudicar 1,4 milhão de consumidores.

Na última quinta-feira, a Bolívia suspendeu o fornecimento de gás, provocando um apagão de nove minutos. No mesmo dia, o Estado teve de importar cerca de 200 megawatts de energia para suprir o abastecimento. A Usina Termoelétrica Mário Covas, com capacidade de geração de 480 megawatts e responsável por 70% do fornecimento da energia consumida no Estado, está paralisada.

Há menos de um mês, dos 2 milhões de metros cúbicos necessários para suprir o abastecimento em Mato Grosso, apenas 600 mil metros foram disponibilizados para a usina, provocando um fracionamento que chegaria ao déficit em pouco tempo, informou a Secretaria de Desenvolvimento de Indústria, Comércio, Minas e Energia.

Apesar do acordo com a Bolívia, o risco de apagão ainda não está descartado. Segundo o Ministério de Minas e Energia e o Grupo Rede, responsável pela distribuição de energia no Estado, medidas-padrão serão adotadas pela Eletronorte e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para assegurar o fornecimento de energia, no caso de paralisação.