Título: Fazenda elogia atuação da CVM
Autor: Mônica Ciarelli e Adriana Chiarini
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Economia, p. B9

Em seminário pelos 30 anos da autarquia, conduta no caso do vazamento de informações é considerada exemplar

A atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no episódio que culminou com o afastamento do diretor da autarquia Sérgio Weguelin, na semana passada, foi exemplar, na avaliação do secretário executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Em seminário comemorativo aos 30 anos da CVM, ontem, ele não descartou a recondução do diretor ao cargo.

Weguelin foi afastado temporariamente depois de revelar a troca de mensagens pela internet com um investidor estrangeiro sobre o processo de reestruturação da Telemar. O episódio ocorreu um dia antes de a CVM divulgar uma orientação que mudou o rumo da operação com os papéis da operadora.

"A conduta da CVM nesse episódio foi exemplar, operando com absoluta transparência. Abriu inquérito para investigar o motivo daquele comportamento atípico do mercado", disse Appy, lembrando que a corretora Hedging Griffo já confirmou que foi responsável por boa parte das operações no dia que antecedeu a divulgação do parecer.

Ele também afirmou que Weguelin atuou "de forma exemplar" ao tornar pública a troca de mensagens. Além disso, pediu seu afastamento para não interferir nas investigações. "Claramente existe a possibilidade de ele (Weguelin) retornar à instituição. Eu não o conheço bem, mas pelo pouco que conheço me pareceu uma pessoa absolutamente correta que jamais teria qualquer atitude que desrespeitasse as regras da CVM", comentou Appy.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a posição do Ministério da Fazenda sobre o episódio é de investigar e apurar as responsabilidades. "Os primeiros passos já foram muito positivos. O próprio diretor anunciou o caso", disse o ministro. Para Mantega, o caso não é preocupante. "Pelo contrário, foi um exemplo de como deve funcionar o serviço público. Porque erros podem ser cometidos. O importante é que sejam apurados e coibidos." Questionado sobre possíveis mudanças na direção da CVM, Mantega respondeu: "Vamos aguardar as apurações".

APOIOS

O presidente da Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid) e vice-presidente do Itaú, Alfredo Setubal, disse que o episódio "provavelmente arranha alguma coisa (a imagem da CVM), mas muito pouco". "Nada que denigra a CVM ou seu presidente (Marcelo Trindade)." "Pelo que vi, a postura da CVM ao tratar do assunto foi correta, firme, rápida e transparente. Não acredito em má-fé do diretor Weguelin", disse Setubal.

Ex-presidente da CVM, Luiz Leonardo Cantidiano garantiu acreditar "plenamente" na seriedade de Weguelin. "A prova da seriedade é ele ter declarado o que fez. Ninguém sabia disso." Para ele, "a troca de e-mails talvez não devesse ter ocorrido, mas Weguelin fez isso na melhor das intenções".

O presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho destacou a "visibilidade e transparência" no tratamento do caso. "Acreditamos muito na competência e seriedade de Weguelin."

O presidente da BM&F, Manoel Félix Cintra Neto, lamentou a suspeita. "É uma pena ter ocorrido numa gestão caracterizada pela transparência. O mercado, de maneira geral, tem confiança absoluta na CVM."