Título: Inauguração vira comício eleitoral
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Nacional, p. A4

Até governador convidado estranha uso ostensivo em favor de Chávez

Quando os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o Hugo Chávez desembarcaram ontem de helicóptero na margem do Rio Orinoco e cruzaram a nova ponte rodoferroviária, encontraram autoridades sufocadas pelo calor e uma multidão que aclamava freneticamente o candidato à reeleição na Venezuela. A inauguração virou um comício febril.

'Achei estranho. Se o Ministério Público brasileiro tivesse autoridade por aqui, Chávez se tornaria inelegível por uns 300 anos', afirmou o governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (sem partido). Centenas de veículos e ônibus trouxeram eleitores.

A maioria da platéia estava vestida com camisetas e bonés vermelhos e gritava lemas da campanha chavista. 'Uá, Chávez não se vá', entoava, em certo momento. 'Dez, dez, dez', berrava a multidão, em seguida, numa referência à meta de alcançar 10 milhões de votos, cerca de dois terços do eleitorado nacional.

Para o público e até a maior parte dos integrantes das comitivas oficiais, a partir de um certo ponto só a pé era possível chegar ao local do comício, pois seguranças bloqueavam a passagem de veículos. Autoridades brasileiras e assessores do Palácio do Planalto e do Itamaraty a caminharem, debaixo de um sol ardente e um calor de quase 40 graus, por cerca de 20 minutos. 'Estou acostumado. Fiz caminhadas mais longas e debaixo de um sol maisorte na minha campanha em Pernambuco', afirmava o governador eleito, Eduardo Campos (PSB), com a camisa empapada e o rosto lavado de suor.

Mais tranqüila foi a segunda etapa da visita, à tarde, na cerimônia de certificação das reservas de petróleo Carabobo 1 - um dos seis blocos de jazidas que serão exploradas em conjunto pela Petrobrás e a Petróleos de Venezuela. Lula trocou a camisa ensopada de suor e, de óculos especiais e capacete, posou ao lado de Chávez, que acionou a bomba de um poço de petróleo.

Lula deixou o local com destino a Brasília antes que recomeçasse a nova sessão de discursos no palanque do evento.