Título: Para ANJ, Lula quis 'fazer média' com Chávez
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Nacional, p. A4

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva costuma dizer que deve sua carreira política à imprensa, lembrou o vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Júlio César Mesquita. 'Só se ele agora criticou a imprensa brasileira para fazer média com Chávez', observou.

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, e o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo Andrade, consideraram as declarações de Lula inoportunas.

'Foi um exagero de Lula. O tratamento que a imprensa brasileira lhe tem dado é muito respeitoso, embora em alguns casos tenha havido uma certa agressividade na interpretação de fatos contra o presidente', comentou Azedo.

Sérgio Murillo criticou a seqüência de episódios que ameaçam a liberdade de imprensa que ocorreram no curto período desde a reeleição de Lula.

'As autoridades têm a obrigação de não esticar essa corda', ponderou ele, lembrando que 'ninguém ganha com essa tensão'.

Mesquita avaliou que Lula pode estar 'fazendo média' com Chávez. 'Quem sabe ele não está sendo diplomático, na ânsia de agradar a seu amigo venezuelano, que detesta a liberdade de imprensa, e fez um discurso adequado ao palco', disse o vice-presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa da ANJ.

Azedo, numa linha semelhante, disse que a fala de Lula só se explica se o presidente brasileiro tentou produzir 'certa comoção' na platéia do comício