Título: Ilegais batem recorde na Espanha
Autor: REUTERS, AP E AFP
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2006, Internacional, p. A13

Nos últimos cinco dias, as Ilhas Canárias receberam uma média de 22 imigrantes africanos a cada hora

A Espanha pediu ontem que a África faça mais para conter a imigração ilegal. "Não vamos tolerar que (os imigrantes) sigam chegando", disse a vice-primeira-ministra Maria Teresa Fernandez de la Vega. "Não continuaremos aceitando a falta de cumprimento de acordos bilaterais e multilaterais", garantiu ela, acrescentando que todos os ilegais serão expulsos.

Nos últimos dias, o número de africanos que chegaram às Ilhas Canárias após uma viagem perigosa em embarcações superlotadas bateu novo recorde. Entre quinta-feira e ontem, 2.662 ilegais chegaram às Canárias. O número corresponde a mais da metade dos 4.751 que aportaram nas ilhas em todo o ano de 2005.

O governo espanhol está irritado porque alguns países africanos não estão cooperando com a repatriação de seus cidadãos, que partem das costas da África Ocidental. Não ficou claro como a Espanha pressionaria para obter mais apoio, mas acordos de comércio, ajuda e cooperação poderiam ser maneiras de o país pressionar Estados pobres, especialmente se obtiver respaldo da União Européia (UE).

Nesse sentido, a comissão de Liberdades, Justiça e Interior do Parlamento Europeu pediu ontem aos membros da UE "medidas concretas" para auxiliar a Espanha. O país deseja que a UE engrosse uma frota de patrulha marítima para dissuadir imigrantes, e cobra uma política européia de fronteiras marítimas.

O governo socialista tem tido que refutar críticas da oposição conservadora e do vice-presidente da Comissão Européia, Franco Frattini, de que a anistia concedida a 600 mil ilegais, em 2005, tornou mais tentadora a tentativa de chegar à Espanha.

Autoridades espanholas reconhecem que a causa básica do problema é a pobreza na África. Os africanos constituem uma parte da imigração para a Espanha, que é da ordem de 600 mil por ano, e em uma década transformou um país antes voltado para dentro numa sociedade multicultural. Desde o início do ano, somente da África 21.501 imigrantes ilegais chegaram às Canárias.

A dimensão do problema não preocupa apenas o governo espanhol. Em pesquisa divulgada ontem pela rádio Cadena Ser, 64% dos consultados apontaram a imigração ilegal como o principal problema do país. A segunda principal preocupação, o desemprego, ficou com 38%.