Título: Gabeira quer convocação de Berzoini
Autor: Sônia Filgueiras
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Nacional, p. A9

Deputado quer também pressa da CPI na investigação de ex-assessor da campanha de Mercadante ao governo

Sônia Filgueiras

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), sub-relator da CPI dos Sanguessugas, defendeu a convocação do presidente licenciado do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), para depor sobre o R$ 1,75 milhão que seria usado para comprar o dossiê Vedoin, com acusações contra tucanos. 'É muito possível que ele seja chamado', avaliou ontem.

Gabeira também quer que a CPI priorize a apuração do envolvimento de Hamilton Lacerda, ex-assessor da campanha do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) a governador. O circuito de TV do Hotel Ibis Congonhas, em São Paulo, o flagrou com uma mala em 14 de setembro. No dia seguinte, Valdebran Padilha e Gedimar Passos foram presos com o R$ 1,75 milhão no hotel. A PF acredita que Lacerda levou-lhes o dinheiro. 'Evidentemente ele tem muito a dizer. Ele não tinha aquele dinheiro todo no bolso', afirmou Gabeira. Na CPI há requerimentos, ainda não votados, de convocação de Lacerda e Berzoini.

Sobre Berzoini, Gabeira disse que a quebra de sigilo 'mostra que, nos dias anteriores à operação, houve troca intensa de telefonemas'. Ele ressalvou que é só um indício: 'Não temos o conteúdo das conversas.' Para o sub-relator, a CPI deve ouvi-lo, mas após os depoimentos de Lacerda e de Oswaldo Bargas e Expedito Veloso. A quebra do sigilo de Bargas, ex-secretário do Ministério do Trabalho, mostra que entre os dias 11 e 14 de setembro ele ligou para os celulares de Berzoini 16 vezes.

Gabeira foi a Cuiabá buscar mais documentos do inquérito, que a PF enviará pelo correio. A CPI tem que concluir os trabalhos até 20 de dezembro. Gabeira defende prorrogação até 20 de janeiro. Pedido para isso está em estudo por PPS, PSOL e PV.

COLABOROU EUGÊNIA LOPES