Título: Cabral exige informações de Rosinha para transição
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Nacional, p. A9

O governador eleito do Rio, Sergio Cabral Filho (PMDB), cobrou ontem informações da governadora Rosinha Garotinho (PMDB) sobre a situação financeira do Estado. 'É fundamental que eu tenha essas respostas por escrito para tratar da vida', disse Cabral após entrevista a Jô Soares na Rede Globo, em São Paulo.

Na semana passada, Cabral entregou ao secretário de Receita de Rosinha, Antônio Francisco Neto, uma lista com 30 pedidos de informação. Francisco Neto prometeu enviar os dados aos poucos, mas até ontem não dera qualquer retorno a Cabral. A perspectiva é que Rosinha entregue o governo do Rio com cerca de R$ 2 bilhões de restos a pagar.

SECRETARIADO

Ontem o governador eleito apresentou mais um nome técnico para compor o seu secretariado. Cabral foi buscar na equipe do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), o engenheiro Júlio Bueno para ocupar a pasta do Desenvolvimento Econômico de seu governo. 'É um sujeito muito qualificado e eu o roubei do Paulo Hartung', brincou Cabral, que disse estar 'cantando outros bons quadros técnicos'.

Bueno foi nos últimos quatro anos titular da secretaria similar capixaba. Assumirá também as atribuições da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, ocupada no governo Rosinha por Wagner Victer, futuro presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos.

Bueno disse que já abandonou o secretariado de Hartung para se integrar à transição no Rio. 'O principal desafio é dar ao Estado do Rio credibilidade como lugar fundamental para investimentos', disse o novo secretário.

Wagner Victer recusou a idéia de que sua nomeação para o novo cargo represente uma indicação do grupo de Anthony Garotinho, mas confirmou que goza da confiança do ex-governador.

Secretário de Energia nos governos de Garotinho e de Rosinha, o engenheiro disse que fará um choque de gestão na companhia deficitária. Cabral quer a modernização da estatal nos moldes das similares de Minas Gerais e do Espírito Santo, cujos governadores visitou na semana passada.

Até agora, Cabral já divulgou o nome de cinco futuros colaboradores do primeiro escalão. Além de Victer e Bueno, o governador eleito anunciou Régis Fichtner (Gabinete Civil), Sergio Ruy Barbosa (Planejamento), Sergio Cortespara (Saúde) e Lúcia Léa Guimarães Tavares (Procuradoria Geral do Estado).

COLABOROU RODRIGO PEREIRA