Título: Lula promete à FAB retomar projeto que barrou
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Nacional, p. A7

Em 2002, disse que frota tinha de ser modernizada, mas suspendeu compra de aviões ao assumir governo

Ao participar da cerimônia de incorporação à Força Aérea Brasileira (FAB) das duas primeiras unidades dos caças supersônicos Mirage 2000C/B, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou, ontem, a retomada do projeto FX para a compra de outros aviões, novos, como deseja a Aeronáutica. "Com os Mirage eliminamos uma lacuna em nosso dispositivo de defesa aeroespacial. Mas o planejamento estratégico de nossa defesa inclui a chegada futura do FX, imprescindíveis elementos de avanço tecnológico para a Força Aérea", afirmou Lula, na Base Aérea de Anápolis, depois de posar para fotos dentro dos novos caças, fazendo mais uma promessa de campanha. O País comprou um total de 12 Mirages usados da França.

Desde que os caças foram adquiridos, em julho de 2005, circula no mercado internacional de defesa a informação de que Lula e o presidente francês, Jacques Chirac, teriam assinado um protocolo reservado por meio do qual o Brasil exerceria já em 2007 uma opção de compra sobre os modernos supersônicos Rafale, mais avançados.

PALAVRAS

Em setembro de 2002, durante encontros no Clube da Aeronáutica entre militares da reserva e os então candidatos, Lula foi o mais aplaudido. Na ocasião, falou exatamente o que os militares queriam ouvir, ao defender, então, a modernização da frota da aeronáutica de ataque. Mas o projeto FX, que previa a compra de 12 caças novos, ao preço de US$ 700 milhões, foi por ele abandonado, no dia 2 de janeiro de 2003, como um de seus primeiros atos de governo, sob a alegação de que os recursos destinados à compra dos caças seriam deslocados para o projeto Fome Zero. Com a nova promessa, militares da FAB esperam que já no ano que vem o projeto FX seja retomado. Para os oficiais, os Mirage 2000C/B usados, "são uma solução de caráter transitório".

Os dois aviões apresentados ontem - um interceptador do tipo C, outro modelo B, de treinamento e ataque especializado - fazem parte do lote que será incorporado à FAB até 2008. Eles custaram 80 milhões, em um pacote que inclui peças de reposição e treinamento de pilotos e mecânicos na França. Os aviões serão mostrados à população no desfile de 7 de setembro, em Brasília. Em outubro serão entregues mais dois aviões, em 2007, mais quatro e em 2008 os quatro últimos.

Os Mirage 2000, fabricados no final da década de 80, foram adquiridos para substituir os antigos Mirages III, que deixaram de voar em dezembro do ano passado. Terão vida útil até 2025. Voam a 2,3 mil km/hora e levam 6,3 toneladas de armas. Estavam em uso na aviação militar da França.