Título: 'Governo não tem compromisso com a verdade', diz Alckmin
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Nacional, p. A5

O candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, disse ontem que sua vitória será importante para retomar o crescimento e resgatar "os valores" do povo brasileiro. "É aquilo que a gente ensina aos filhos e netos: não roube, não minta, seja honesto, diga a verdade", afirmou o tucano, para quem o atual governo "não tem compromisso com a verdade", sugerindo, também, casos de roubo.

Ao desembarcar em Jataí, Goiás, Alckmin comentou declarações do ex-governador Marconi Perillo, que lembrara o alerta feito ao presidente Lula sobre o mensalão. "Essa história de que o Lula não sabia de nada, é evidente que ninguém acredita nisso", disse. "Veja o caso dos ministros que saíram grandes amigos (de Lula) e depois ele diz que foram demitidos."

Na chegada, Alckmin foi recepcionado pelo governador Alcides Rodrigues (PP), que disputa a reeleição com o apoio de Perillo, candidato ao Senado. O deputado Vilmar Rocha (PFL-GO) engrossou a comitiva.

A recepção calorosa na cidade natal do senador Maguito Vilela (PMDB), que apóia a reeleição de Lula, não ocorreu por acaso. Insatisfeitos com o governo, os produtores rurais têm presença forte na região e aderiram em grande número à campanha de Alckmin.

Em Goiânia, onde fez comício, o tucano fez uma advertência aos jornalistas que apontam as fragilidades da campanha e ressaltam suas dificuldades para conseguir chegar ao segundo turno. "Eu tenho visto companheiros da imprensa de pouca fé. Esse povo de pouca fé teve um tira-teima hoje aqui em Goiás", disse, ao discursar para 2,5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

Antes, Alckmin participou de uma caminhada que parou o centro da capital goiana. O evento foi marcado por um entusiasmo raramente visto em eventos da campanha tucana até agora.

Organizador do evento, Perillo cutucou o governador de Minas, Aécio Neves, tucano apontado como pouco empenhado em ajudar Alckmin e muito afinado com Lula. "Aécio tem que entender que precisamos de um presidente que nos ajude." Alckmin minimizou: "Aécio está agindo."