Título: Achados 80 corpos de curdos no norte do Iraque
Autor: REUTERS, AFP, NYT E AP
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Internacional, p. A12

Restos em valas perto da cidade de Kirkuk seriam de vítimas de ofensiva lançada por Saddam nos anos 80

Restos mortais de 80 pessoas, que se acredita sejam vítimas curdas do regime de Saddam Hussein, foram encontrados em duas tumbas perto da cidade de Kirkuk, norte do Iraque, informou ontem um funcionário da segurança do Curdistão iraquiano.

Em 1988, dezenas de milhares de curdos foram assassinados durante uma campanha militar batizada de Operação Anfal, pela qual Saddam, seu sobrinho Ali Hassan al-Majid, conhecido como Ali Químico, e cinco outros ex-funcionários do alto escalão do antigo regime estão sendo julgados em Bagdá.

O vice-chefe da inteligência em Kirkuk, Salah Khaled, disse que os corpos devem ser dessa época, quando os militares arrasaram vilarejos, lançaram ataques com gases venenosos e isolaram homens, mulheres e crianças para matá-los a tiros e enterrá-los em massa em tumbas no norte e sul do Iraque. "Os restos de 18 corpos, na maioria mulheres e crianças, foram achados em uma das tumbas. De acordo com o tipo de roupa que usavam, parecem ser pessoas que estavam escondidas durante a Anfal", disse ele. O comandante da policia, brigadeiro Sarhad Kader, negou versões de que os 18 poderiam ter sido enterrados vivos. Ao todo, 80 corpos estavam em duas tumbas em Towb Zawa, a 15 quilômetros de Kirkuk. Imagens da TV mostraram homens recuperando ossos, pedaços de tecido e contas de rosários de oração, e colocando o material em sacos plásticos.

Saddam e seis outros acusados estão sendo processados por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Mas o ex-presidente e Ali Químico também são acusados de genocídio, crime pelo qual, se condenados, podem ser sentenciados à morte. Eles se defendem, afirmando que as medidas de repressão contra os vilarejos ao longo da fronteira iraniana foram justificadas porque os rebeldes curdos e seus líderes haviam cometido traição, aliando-se ao governo iraniano, durante a guerra Irã-Iraque (1980-1988).

violência

Também ontem, a polícia iraquiana informou ter encontrado os corpos de 33 pessoas executadas a tiros, com os olhos vendados, mãos e pés amarrados e sinais de tortura. Os cadáveres estavam em vários bairros periféricos de Bagdá.

Enquanto a violência prossegue, o governo iraquiano e as forças de ocupação americanas continuam discordando sobre detalhes da transferência de controle militar para as novas forças de segurança do Iraque, prevista inicialmente para sábado. A cerimônia de entrega de comando das tropas iraquianas para o Ministério da Defesa do Iraque foi adiada para a semana que vem. Atualmente elas estão sob supervisão americana.