Título: PT livra Planalto, que se cala sobre uso da máquina
Autor: Leonencio Nossa, Marcelo Auler
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2006, Nacional, p. A6

Beto Cury, assessor do Planalto, recusa-se a responder se foi ele quem providenciou a presença de beneficiários de programas sociais no palanque

O Palácio do Planalto evitou ontem se manifestar sobre a suspeita de que a iniciativa de usar jovens beneficiários de programas sociais do governo federal em um evento de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Cidade de Deus, no Rio, no sábado passado, tenha partido da Secretaria-Geral da Presidência.

Apontado pela organização do evento como responsável pela presença dos jovens no palanque, o secretário nacional de Juventude, Beto Cury, ligado à Secretaria-Geral, manteve-se trancado no gabinete e não quis dar esclarecimentos. "Ele vai continuar em absoluto silêncio", avisou uma assessora.

Cury foi responsabilizado por um dos coordenadores da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde, que no domingo se eximiu de responsabilidade pela presença e pelos discursos dos jovens em favor da reeleição de Lula. O PFL, aliado do candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB), já avisou que vai à Justiça Eleitoral contra Lula pelo episódio.

NOTA

No início da noite de ontem, o comitê da candidatura à reeleição divulgou uma nota informando que as despesas com o transporte e hospedagem dos jovens que discursaram foram pagas pela campanha.

"Todos os comprovantes de despesas das viagens e dos eventos serão entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na respectiva prestação de contas, como tem sido feito em todas as atividades desde o início da campanha", destaca a nota.

A jovem paulista Débora Pereira e o mineiro Salvino Braz foram para o Rio pedir votos para Lula em vôos da TAM e da Gol. Cópias das passagens de ida e volta dos dois foram apresentadas pelo comitê.

Dos seis jovens beneficiários de programas sociais que discursaram no evento, três moram no Rio e a presença deles não implicou gastos, segundo a nota. Um sexto mora em Minas e se deslocou de Belo Horizonte para o Rio de ônibus.

O comitê disse que as oito crianças que aparecem em imagens ao lado de Lula vestindo camisetas do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, subiram ao palco por 40 segundos, para tirar fotos, sem fazer pronunciamentos. As crianças não teriam pedido voto para Lula, segundo o comitê.

A assessoria de Cury não explicou o motivo de o secretário se manter em silêncio. Uma assessora disse que a presença dos jovens no evento é "responsabilidade" da campanha.

MERCADANTE

Localizada ontem em São Paulo, no bairro Pedreira, a universitária Débora, de 21 anos, é beneficiária do ProUni. Além disso, recebe com a mãe e a irmã o Bolsa-Família e é "voluntária" da campanha do senador Aloizio Mercadante (PT-SP)ao governo do Estado.

No sábado, Débora fez a primeira viagem de avião de sua vida. Foi a primeira vez que saiu do Estado. Ela disse que o convite partiu do assessor da Secretaria Nacional de Mobilização Social da Campanha de Lula, Juan Pessoa, a quem conheceu no comitê de Mercante.

Ontem a Central Única das Favelas divulgou nota no seu site desdizendo o coordenador Athayde e creditando à Secretaria Nacional de Juventude do PT a mobilização dos participantes. Athayde não foi localizado pela reportagem, nem mesmo através da assessoria de imprensa da Cufa, para comentar.

Para o Estado chegar até a universitária paulista foi preciso recorrer a Pessoa, no comitê de campanha de Lula, em Brasília. Ele só concordou em repassar o telefone depois de pedir autorização à jovem.

Débora explicou ontem por que defende a reeleição de Lula: "Ele está fazendo um governo que me deixa orgulhosa. Graças a ele estou numa universidade e minha família ainda recebe ajuda do Bolsa-Família. É por isso que disse a Lula que tenho muito orgulho de tê-lo como presidente."