Título: Blair pede 'nova parceria' com Teerã e Damasco
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Internacional, p. A11

O premiê britânico, Tony Blair, o mais leal aliado dos EUA na Europa, conclamou Irã e Síria a 'fazerem mais' pela paz no Iraque e no Oriente Médio. Indiretamente, também conclamou o governo de George W. Bush a reconhecer que a solução para os problemas da região, incluindo o Iraque, passa pela abertura de canais de diálogo com Teerã e Damasco.

Blair deve falar hoje com os membros do americano Grupo de Estudos para o Iraque, por meio de videoconferência. O primeiro-ministro afirmou que a questão central de todo o Oriente Médio é o conflito entre israelenses e palestinos - e que só com uma solução para esse problema é que questões como a do Iraque poderão ser resolvidas.

'A maior parte das respostas para o Iraque não está em território iraquiano, mas fora dele', disse, em discurso no centro financeiro de Londres.

O Irã e a Síria, segundo Blair, enfrentam agora um dilema estratégico. 'Eles devem decidir se apoiarão um processo de paz (entre Israel e palestinos), deixando de apoiar grupos terroristas no Iraque e no Líbano, ou vão arcar com as conseqüências de não fazer isso: o isolamento.' O premiê também afirmou que 'uma nova parceria com o Irã é possível', se Teerã passar a apoiar a paz entre israelenses e palestinos e cumprir com suas obrigações de não-proliferação nuclear. A mesma parceria está, segundo Blair, ao alcance da Síria. Para isso, os dois países teriam de 'deixar de inflamar as ruas árabes com a incitação da política da revolta em contraposição às políticas democráticas' implementadas pelo Ocidente.