Título: Ex-deputado espalha que renunciou para salvar Lula do impeachment
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2006, Nacional, p. A6

Para reforçar sua caminhada de volta a Brasília, Severino Cavalcanti inclui o presidente Lula no expediente de campanha - um truque comum entre mensaleiros e sanguessugas que também almejam retornar ou se manter no Congresso.

Severino pede votos para Lula e repete coisas que o presidente sempre diz em seus comícios, como o "preconceito das elites contra os nordestinos".

Na sexta-feira, dia 25, Severino foi muito além. Disse que renunciou ao mandato de deputado para salvar Lula do impeachment. Severino apresentou-se como o salvador de Lula, um Tiradentes do Nordeste.

As autoridades locais haviam preparado uma bonita festa cívica pelos 40 anos da Escola Estadual Janira Maia, orgulho da cidade. O ex-deputado foi convidado. Trezentas pessoas foram à celebração, na Quadra Poliesportiva Djair Santos.

Antes de Severino, um assessor da prefeitura tomou a palavra e aconselhou os alunos, caso um dia sigam a carreira política, a honrar seus mandatos e não se deixarem levar pela tentação de mensalões, mensalinhos, vampiros e sanguessugas.

Constrangido, Severino falou por quase 25 minutos. "No momento difícil que o País atravessava não seria justo de minha parte pensar em causa própria. Por isso, preferi renunciar ao mandato e ser julgado como cidadão comum. Tenho a consciência tranqüila. O interesse em derrubar o presidente Lula e a mim era muito grande."

Uma moradora da cidade gravou seu pronunciamento, mas as imagens foram apagadas por uma professora que acatou as ordens do marido, um político de João Alfredo que posa de opositor de Severino, mas é aliado dele.

"Severino disse que renunciou ao terceiro cargo mais importante da Nação para salvar o presidente", relata o vereador David Santos (PFL). "Fez aquela safadeza toda e ainda fala uma bobagem dessas."

"Papai adora o que faz, ele é político por natureza, um homem honesto acima de tudo", afirma Ana Cavalcanti (PP), deputada estadual. "O Severino sempre foi íntegro. Se Deus quiser, vai ser eleito porque o povo o quer muito bem", diz Catharina Amélia, mulher do ex-presidente da Câmara.