Título: 'Dólar continuará flutuando com oferta e demanda'
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Economia & Negócios, p. B1

Esta é uma das propostas que serão apresentadas hoje ao presidente Lula por ministros da área econômica

O pacote de medidas para estimular o crescimento, em estudos pelo governo, não contempla nenhuma medida de intervenção no câmbio. Foi o que afirmou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega. 'Não há nenhuma medida em relação ao câmbio', disse. 'Ele vai continuar flutuando ao sabor da oferta e da demanda de divisas.'

Com isso, o ministro procurou esfriar a especulação no mercado em torno de medidas na área. Ontem, a cotação da moeda americana fechou em alta de 0,79%, cotada por R$ 2,1690, maior valor desde 29 de setembro, justamente em razão de rumores sobre uma intervenção do governo no câmbio.

As expectativas de medidas foram alimentadas pela crítica à superdesvalorização do dólar feitas na semana passada pela direção da Vale do Rio Doce, durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre. E foram reforçadas pela declaração dada ao Estado também na semana passada, pelo secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que os efeitos do câmbio na produção industrial preocupam o governo.

Segundo o secretário, o dólar barato poderia estar inviabilizando alguns setores e, se fosse o caso, o governo tomaria medidas, sobretudo na área de desoneração desses segmentos mais prejudicados.

Mantega, porém, tratou de afastar mudanças no curto prazo. 'Enquanto houver espaço, não há nada em relação ao câmbio', afirmou.