Título: Petrobrás assume refinaria em PE
Autor: Leonardo Goy, Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2006, Economia, p. B5

Lula informou a Hugo Chávez que não vai esperar ajuda da Venezuela

Denise Chrispim Marin CIUDAD GUAYANA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ontem a seu companheiro Hugo Chávez, da Venezuela, que a Petrobrás vai realizar os investimentos necessários para a construção da Refinaria Abreu de Lima, em Pernambuco, independentemente dos aportes esperados da Petróleos de Venezuelana S/A (PDVSA). Se, ao final das obras, não houver injeção de recursos da PDVSA, a parceria selada no ano passado para a condução desse negócio será desfeita e a Petrobrás conduzirá sozinha a refinaria.

Essa situação foi discutida na quinta-feira pelo governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli. De acordo com Campos, a Petrobrás concluiu que o empreendimento é necessário à sua lógica de produção e exportação de combustíveis e não pode ser adiado em função das pendências com a PDVSA sobre outra parceria - a exploração e produção de petróleo em seis blocos de jazidas na Faixa Petrolífera do Orinoco, na Venezuela. A Petrobrás reivindica ao governo venezuelano a redução da pesada carga tributária sobre a produção nesses blocos.

A refinaria em Pernambuco e a exploração desses blocos, explicou Campos, são negócios casados. Um é contrapartida do outro. No Brasil, quem impulsiona o negócio é a Petrobrás. Na Venezuela, a PDVSA.

Em princípio, a refinaria deverá refinar o petróleo brasileiro e também o óleo venezuelano, bem mais pesado, com tecnologia desenvolvida pela Petrobrás. ¿Há equilíbrio entre os dois empreendimentos¿, afirmou Campos, que integrou a comitiva do presidente Lula em sua visita à Venezuela. ¿Mas a Petrobrás entende que a refinaria será uma unidade importante na sua estrutura de produção de derivados.¿

O projeto foi estimado no ano passado em US$ 2,5 bilhões. Mas Campos já fala em US$ 2,8 bilhões em investimentos. As obras devem começar em julho de 2007, quando for concluída a terraplenagem e a incorporação de um terço do terreno.