Título: Hubble capta eco de luz emitido a 20 mil anos-luz
Autor: AP
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Vida, p. A9

Nasa anuncia amanhã destino do mais popular telescópio espacial Um eco luminoso em torno da estrela V838 Monocerotis foi captado pelo Telescópio Espacial Hubble. O fenômeno acontece quando a luz continua a se propagar pelas nuvens de poeira ao seu redor.

A estrela, localizada a 20 mil anos-luz da Terra, dentro da Via Láctea, intriga os astrônomos por sua variação luminosa: em 2002, ela se tornou temporariamente 600 mil vezes mais brilhante do que nosso Sol.

Após 14 anos de operação, o Hubble ainda produz imagens populares entre cientistas e o público leigo. Amanhã, o administrador-geral da Nasa, Michael Griffin, promete divulgar afinal qual será o destino do telescópio: ser consertado ou deixado de escanteio, para gradualmente parar de funcionar.

Griffin chegou a anunciar que não investiria na manutenção do Hubble, que exige pelo menos uma viagem espacial tripulada, uma vez que um novo e mais poderoso telescópio espacial está sendo construído pela agência. Contudo, a decisão foi adiada após a comunidade científica internacional e o público se manifestarem contrários à decisão.