Título: Em Guarulhos, domingo foi de longas esperas
Autor: Bruno Tavares e Valéria França
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Metrópole, p. C3

O domingo foi mais um dia de exercício de paciência para os passageiros que deveriam embarcar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Desde a madrugada, os vôos começaram a atrasar, especialmente os da TAM, por causa da operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. A situação só voltou ao normal à tarde. A média de atraso pela manhã era de três horas.

Na madrugada, o estagiário de Direito Alberto Osvaldo Dörr esperou mais de quatro horas. O vôo 9768 da TAM, com destino a Porto Seguro, na Bahia, deveria ter saído à 0h05, mas só partiu por volta das 4 horas. O último dos cinco vôos da empresa que estavam com atrasos de mais de duas horas decolou por volta das 12h30, com destino a Salvador.

No Aeroporto de Congonhas, na zona sul, a situação não foi tão complicada. Os atrasos não chegavam a uma hora, o que, segundo a Infraero, está dentro do normal. O médico Nelson Tatsui levou a mulher e os dois filhos para embarcar para Goiânia. ¿A viagem era para ter sido ontem (anteontem), mas vi os problemas de atraso pela televisão e decidi mudar para hoje (ontem)¿, contou.

Segundo o médico, além de preservar a família do transtorno, o objetivo era ajudar a companhia a ter um problema a menos. ¿A gente quer fazer um ato de cidadania, e tem que pagar para isso¿, indignou-se Tatsui. Ao saber que, para mudar o vôo na última hora, teria que pagar uma multa, ele ligou para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e para a Infraero para reclamar.

Na área de desembarque, Fernanda Matos Cadelaria ficou apreensiva até o marido chegar. ¿Ele estava em um congresso em Goiânia, poderia voltar amanhã, mas ele quis votar¿, contou.

MINAS

A manhã no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande Belo Horizonte, foi marcada pelo atraso de pelo menos três vôos - num dos casos, o avião aterrissou cerca de quatro horas depois do horário previsto.