Título: Para a CNI, 2006 foi uma decepção
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Economia, p. B5

¿Para mim, 2006 foi decepcionante, pois prevíamos crescimento de 4% a 4,5% e vamos ficar bem abaixo disso¿, diz o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. ¿Mas em 2007 será melhor¿, acrescenta. Segundo ele, houve um conjunto de frustrações, como o câmbio valorizado, que já causa efeitos negativos em setores mais intensivos em mão-de-obra e acelera as importações, prejudicando especialmente os fabricantes de calçados, brinquedos e têxteis.

Ao contrário de vários analistas, Monteiro Neto não acredita em forte desaceleração do mercado internacional, que certamente respingaria na economia brasileira. Outro fato para o discreto otimismo para 2007 é a taxa de juros, que chegará a um dígito. Pelos seus cálculos, até o fim do ano estará em 8%.

O economista da Tendências Consultoria, Guilherme Maia, estima aumento de 3% para a indústria em 2007, o mesmo porcentual esperado para este ano. Em sua opinião, com o crescimento econômico ao redor de 3,2%, dificilmente a indústria, que responde por 30% do Produto Industrial Bruto (PIB), poderá avançar.