Título: Alckmin culpa Lula por avanço do PCC
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2006, Nacional, p. A8

O candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo crescimento das ações do PCC e pelos problemas na área de segurança pública em todo o País. A acusação ocorre um dia depois de a Polícia Federal ter prendido 38 pessoas de uma quadrilha ligada à facção criminosa de São Paulo - houve pelo menos mais duas prisões depois. Alckmin percorreu Porto Alegre e Esteio, no RS, Estado onde sua popularidade vem crescendo e, segundo pesquisa do Correio do Povo, ultrapassou a de Lula - 33,7% a 31,5%.

¿O problema de segurança no Brasil não é só em São Paulo. A responsabilidade é de todos. Agora, é óbvio que o governo Lula se omitiu e abriu mão na questão da segurança pública, levou quatro anos para fazer um presídio que só tem 30 presos, passou quatro anos contingenciando dinheiro dos fundos de segurança e não teve uma ação para melhorar o combate ao tráfico de drogas¿, afirmou Alckmin. O tucano apontou ¿deficiências na área de inteligência, nos bancos de dados, no policiamento de fronteira, nas Forças Armadas e na Polícia Federal para combater o tráfico de drogas, o contrabando de armas e a lavagem de dinheiro¿.

Aproveitando o crescimento de sua candidatura no Estado, Alckmin esteve ontem, primeiro, em Porto Alegre e, depois, foi de trem para Esteio, a 20 quilômetros da capital, onde visitou uma feira de agropecuária. O tucano posou animado para fotos ao lado de uma vaca da raça Jersey. ¿Adoro vacas¿, disse, elogiando a raça, o que provocou risos dos produtores rurais.