Título: Candidatos mostram em site vídeos proibidos pela Justiça
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2006, Nacional, p. A15
Para escapar da legislação eleitoral, candidatos estão levando para o site de vídeos www.youtube.com gravações proibidas pelas cortes eleitorais que constrangem ou atacam seus oponentes. Por exemplo, o vídeo que mostra uma entrevista na qual José Roberto Arruda, candidato do PFL ao governo do Distrito Federal, admite culpa por ter participado da violação do painel eletrônico do Senado em 2001 - o que motivou a sua renúncia do cargo - foi retirado por ordem da Justiça do programa do PT, mas está na íntegra na internet.
Também está na página do site de vídeos uma gravação que constrange o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, muito explorada durante a campanha pela Prefeitura de São Paulo, em 2000. Na fita, Lula ajeita a gravata de Fernando Marroni, então candidato a prefeito de Pelotas (RS), enquanto faz um comentário preconceituoso: ¿Pelotas é uma cidade-pólo, exportadora de veados¿, diz Lula. Há várias amostras desse filme. Juntas, já foram vistas por mais de 20 mil pessoas, de acordo com o marcador de visitas da página.
José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, também apanha bastante nos vídeos do youtube. Há várias gravações de um debate comandado na TV Record pelo jornalista Boris Casoy, em 2002, na qual Serra é posto em situação difícil. O apresentador pergunta se o candidato, uma vez eleito, vai ficar no mandato até o fim. E se, no caso de renunciar para concorrer a outro mandato, Serra aconselha o eleitor a não votar mais nele. ¿Se o senhor renunciar, vai aconselhar os que votaram no senhor a não mais o fazerem?¿ Serra responde: ¿Assumo o compromisso.¿ O tucano, como se sabe, renunciou e é o favorito ao governo paulista.
A mesma página da internet mostra uma reunião da qual participam o senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo, e o senador Eduardo Suplicy (PT), candidato à reeleição. Suplicy mete-se numa situação difícil, que provoca risos. No momento em que discursa, aparece ao lado de sua ex-mulher Marta Suplicy. Anuncia para os presentes que está com um problema na testa e conta que Mercadante conversou antes com ele. ¿Mercadante me disse: você tem um problema aí na testa que eu já tive.¿ O público dá uma gargalha. Constrangida, Marta vira-se para Mercadante e faz um comentário.
A página do youtube costuma divulgar vídeos engraçados, com gafes de apresentadores famosos, como Fátima Bernardes, William Bonner e Lilian Wite Fibe. Agora, no período eleitoral, recebe colaboração extra da área política. Está lá, também, com legendas e tudo, a íntegra da conversa entre o ex-governador de Brasília Joaquim Roriz (PMDB) e seu advogado, Eri Varela, na qual os dois fazem acusações a José Roberto Arruda.
Contra Lula, além do vídeo em que ele faz comentários sobre Pelotas, aparece ainda a cantora e compositora Ana Carolina lendo um texto de Elisa Lucinda, em que diz ser a situação do País muito grave. Tudo por causa do escândalo do mensalão (a mesada que o governo teria pago a parlamentares da base aliada para que votasse projetos defendidos pelo Palácio do Planalto) e do episódio da prisão do petista cearense José Adalberto, que estava com R$ 200 mil numa mala e U$ 100 mil na cueca.