Título: Tropas italianas desembarcam no Líbano para integrar força de paz
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2006, Internacional, p. A18

O primeiro contingente para a ampliação da força de paz internacional no Líbano, a Finul, chegou ontem a Tiro, no sul do país. Trata-se de de 900 soldados italianos, o primeiro grupo de um total de 3 mil militares prometidos pela Itália para a Finul. Armados de fuzis e usando os capacetes azuis das forças da ONU, um grupo de marines desembarcou de helicópteros e botes vindos do porta-aviões Giuseppe Garibaldi, que partiu quarta-feira de Brindisi, no sul da Itália. Os italianos formarão o maior contingente da Finul, que tinha apenas 2 mil soldados e passará a contar com 15 mil este mês. A Itália comandará a Finul a partir de fevereiro, sucedendo à França. São esperados para as próximas semanas 2 mil franceses, mil espanhóis e outros mil indonésios. Polônia, Bélgica e Alemanha também ofereceram tropas.

A Finul terá de patrulhar o sul do Líbano em conjunto com o Exército libanês, para evitar que o grupo xiita Hezbollah volte a usar a região como base para ataques contra o norte de Israel. Essa missão foi definida pela resolução do Conselho de Segurança da ONU que estabeleceu as bases para o cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, iniciado no dia 14 de agosto, depois de 34 dias de guerra.

De acordo com o general francês Alain Pellegrini, atual comandante da Finul, em duas semanas a força terá 5 mil homens. Esse número é significativo porque o secretário-geral da ONU, Kofi Annan,obteve de Israel o compromisso de que retirará todo seu Exército do sul do Líbano quando a Finul já tiver 5 mil homens e o Exército libanês estiver patrulhando a área.

As forças libanesas voltaram a operar no sul há duas semanas, depois de mais de duas décadas de controle da região pelo Hezbollah.