Título: Eleitora pede voto de volta a Genoino
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H9

Ex-petista, aposentada votou nulo e procurou o deputado para reclamar O deputado eleito José Genoino (PT) bem que tentou passar despercebido ontem na Escola Estadual Alberto Torres, na zona oeste da capital paulista, onde foi votar. Mas ele não escapou da busca minuciosa da aposentada Sueli Queiroz, de 74 anos, uma ex-petista indignada com os escândalos do partido no atual governo, e foi abordado logo depois de votar.

Cara a cara com Genoino, Sueli disparou: ¿Votei duas vezes no senhor, mas se pudesse pediria meu voto de volta.¿ A eleitora recebeu apenas um ¿tá¿ como resposta do político, que deu as costas e foi embora, visivelmente constrangido. Do outro lado, Sueli se sentiu aliviada. ¿Durante 20 anos, votei no PT, na ética e na honestidade. Estou decepcionada.¿

A eleitora acordou cedo para votar, chegou à escola logo após a abertura dos portões, anulou o voto e foi em busca de Genoino. ¿No primeiro turno, não consegui encontrá-lo¿, contou ela. ¿Anular um voto é a negação da política em decorrência dos escândalos que têm ocorrido no País. É lamentável.¿

Além de Sueli, Genoino teve de ouvir comentários indiretos de outros eleitores, enquanto entrava no colégio em que vota. Apontado como um dos operadores do mensalão, foi lembrado como o ¿homem do cuecão¿. ¿Olha, é o Genoino¿, dizia um. ¿Quem? Ah, o homem do cuecão¿, comentava outro. Eles se referiam ao petista José Adalberto Vieira da Silva, preso com dólares na cueca, que era assessor do irmão de Genoino, o deputado estadual cearense José Nobre Guimarães.

Genoino chegou para votar às 8h06, ao lado da mulher, logo após a abertura dos portões. Seguiu direto para sua seção e aguardou na fila por uns 5 minutos. Foi convidado por um mesário a furar a fila e passar na frente dos outros eleitores, mas recusou. ¿Prefiro ficar aqui mesmo¿, afirmou. O deputado eleito não demorou mais que 5 segundos para votar. Saiu, ouviu Sueli e foi embora, sem falar com a imprensa.