Título: Dirceu vota sob gritos de `ladrão¿
Autor: Wilson Tosta
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H9

Ex-ministro diz querer anistia da Câmara para disputar eleições

Minutos antes de enfrentar um corredor de eleitores do PSDB que o receberam com insultos e gritos de ¿ladrão, ladrão, ladrão¿, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu anunciou ontem que pretende ser anistiado pela Câmara dos Deputados para recuperar o direito de ser eleito. Em entrevista antes de votar na Universidade Ibirapuera, em Moema, o ex-ministro afirmou querer obter o benefício - que anularia a decisão da Casa que o impede de disputar eleições até 2013 - após conseguir ser absolvido no Supremo Tribunal Federal (STF) das acusações de chefiar o mensalão, que ainda enfrenta.

Ele também previu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito, o que, em sua análise, significa que a opinião pública isentou Lula das acusações de corrupção.

¿Minha prioridade é me defender no Supremo, provar minha inocência¿, disse ele. ¿Depois, tenho respaldo na sociedade para ir pedir para a Câmara dos Deputados uma anistia. Essa é minha agenda.¿ Segundo Dirceu, porém, o perdão político não depende dele. ¿Depende daqueles que me têm defendido, entidades, personalidades, parlamentares, grande parte dos partidos que hoje sustentam o governo defendem que eu tenha o meu direito de ser eleito devolvido¿, contou.

Dirceu foi cassado pelos colegas deputados em 2005, depois de ser acusado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ter comandado o pagamento de propina para parlamentares apoiarem o governo. O ex-ministro foi um dos 40 denunciados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ao STF, como integrante de uma suposta organização criminosa que teria atuado no governo, com corrupção em negócios públicos. Jefferson também foi cassado, acusado de não provar a existência do mensalão.

O ex-ministro declarou que a reeleição do presidente significa que o povo aprovou o governo. ¿Porque dois terços do País estão votando no Lula, ou seja, estão dizendo que o Lula não tem responsabilidade sobre denúncias de corrupção no Estado brasileiro.¿ Para ele, nada ficou provado envolvendo Lula ou o governo nos escândalos.

¿São denúncias de corrupção que precisam ser apuradas¿, disse. ¿O PT reconheceu seus erros, está pagando por eles, mas isso não significa que a sociedade brasileira reconheça nos tucanos autoridade moral para fazer julgamento sobre corrupção no Brasil, porque eles não têm¿, provocou. O petista acrescentou que o PT também saiu vitorioso da eleição. ¿Toda a campanha que Geraldo Alckmin e os tucanos fizeram foi contra o PT, foi contra o Lula e o PT¿, analisou.

DERROTA

Na opinião de Dirceu, PSDB e PFL sofreram uma ampla derrota este ano. ¿Acho que a derrota do PSDB é grande, porque não é só eleitoral e política, é ideológica também¿, argumentou. Mais uma vez, ele atacou o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso. ¿O retrato do Fernando Henrique é a entrevista que deu ontem (anteontem). É a entrevista de um derrotado, FHC, na verdade, na defensiva e desconversando, nem assumiu suas responsabilidades. Ele conduziu o PSDB para uma política que foi derrotada¿.

O resultado eleitoral dos pefelistas, na sua opinião, foi ainda pior que o dos tucanos e terá conseqüências, provavelmente inviabilizando o ¿terceiro turno¿ - uma suposta tentativa de impedir Lula de governar. ¿Todo mundo cobra do PT balanço, cobra do PT mudanças, mas acho que ninguém será como antes depois desta eleição, nem o PSDB nem o PT¿, ressaltou. ¿Evidentemente, em condições totalmente diferentes, porque o PT está saindo vitorioso.¿

DOSSIÊ

Ele disse não ter visto a reeleição de Lula ameaçada em nenhum momento, mas acredita que a divulgação das fotos do dinheiro apreendido na tentativa de compra do dossiê Vedoin, na véspera do primeiro turno, foi decisiva para que a disputa não fosse resolvida sem segundo turno. ¿Porque evidentemente aquilo foi manipulação, aquilo foi preparado, aquilo foi organizado, pela oposição, certo? E a mídia se comportou de uma maneira que favoreceu a ida para o segundo turno. Que, no fundo, foi bom para o País.¿

Dirceu advertiu que o fato de ter tido contatos com Jorge Lorenzetti, um dos envolvidos no caso do dossiê, não quer dizer que tenha algum tipo de responsabilidade no escândalo. ¿Estou tranqüilo em relação a isso, podem investigar à vontade. Não tenho nenhuma objeção a ser investigado com relação ao dossiê¿, afirmou.