Título: `Lula vai dançar conforme música da lei¿, diz FHC
Autor: Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H16

Ex-presidente nega hipótese de `terceiro turno¿, mas avisa que PSDB vai cobrar punição por irregularidades

Embora tenha descartado qualquer possibilidade de haver um terceiro turno eleitoral entre tucanos e petistas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez ontem um de seus mais duros ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de dizer que a tese do terceiro turno era coisa de ¿golpista¿, Fernando Henrique não poupou Lula. Criticou sua ¿arrogância¿, avisou que o PSDB vai cobrar punições para irregularidades cometidas no primeiro mandato e disse que o presidente ¿terá de dançar conforme a música da lei, da Constituição¿. Para ele, a eleição não está sob suspeição, mas chegou a dizer que o próprio Lula está sob suspeita, já que não explica as irregularidades cometidas por aliados.

¿A eleição não tem nenhuma suspeição porque é limpa. Suspeição tem em cima de quem praticou algo errado, inclusive do presidente, que não explicou como é que tanta gente próxima a ele se meteu em confusão¿, disse.

Fernando Henrique afirmou que seu partido não vai aceitar a repetição do que ocorreu no primeiro mandato. ¿É um escândalo atrás do outro e não acontece nada, não se apura nada. Isso não é aceitável. Essa bazófia, fanfarronice. A história não começou ontem nem vai começar amanhã. O Brasil tem tradição. Essa arrogância presidencial é desagradável. O fato de o sujeito ter sido trabalhador é uma coisa honrosa, mas virar arrogante? Ninguém deve ser arrogante. Essa idéia de que você pode ir lá e chamar um ou outro, como foi feito, e cooptar essas pessoas e dar benesses como foi feito, com mensalão, não é aceitável. Nós não topamos¿, afirmou.

O ex-presidente disse duvidar da veracidade das declarações de Lula, quando ele afirmou ter sido traído por aliados por conta do escândalo do pagamento de mensalão, que resultou na queda de dirigentes petistas, além do então ministro da Casa Civil, José Dirceu.

¿Tem de haver punibilidade e levar adiante esses processos que estão aí. Tem de chegar ao País e dizer: `olha, eu errei¿. Ou: `não errei¿. Não é dizer vagamente: `fui traído¿. Que traído nada. Se foi traído, põe na cadeia o traidor¿, criticou.

Fernando Henrique atribuiu a uma ¿fixação¿ a insistência do presidente em fazer comparações com seus dois mandatos. Disse que isso acontecia porque Lula não tinha aceitado o fato de ter perdido duas vezes para ele no primeiro turno das eleições de 1994 e 1998.

¿Não tem de comparar governo com governo. Tem de comparar o Brasil com o resto. O Brasil vai mal em relação ao resto do mundo. Os outros países avançaram. O nosso desafio não é olhar para trás. O presidente Lula parece que se fixou nisso. Sabe por quê? Porque ele perdeu de mim duas vezes na primeira volta, no primeiro turno. Então, ficou com essa mágoa e quer mostrar o que fez. Presidente, vá em frente. Se fizer as coisas boas para o Brasil, eu aplaudo. Não tenho esse coração maldoso¿, afirmou.

Fernando Henrique ainda causou surpresa com uma revelação. Disse que possui um boneco de pelúcia de Lula, com o qual diz conversar quando é criticado pelo presidente. ¿Cada vez que ele me critica eu vou lá e digo: `calma, calma¿. Passo a mão na cabeça do bonequinho. Não é um vodu. É só para dizer: `não é assim¿. Isso é bobagem. Ficar com essa fixação, de dizer `eu comecei tudo¿¿, contou.

O ex-presidente também afirmou que não está preocupado com o interesse dos governistas em negociar com a oposição em torno de uma agenda de prioridades para o País. ¿Quem está na oposição não é para fazer conchavo nem para beijar a mão de presidente. Nunca pedi que o PT viesse fazer conchavo¿, disse.