Título: Luiz Henrique vence em SC e promete reforma administrativa
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H21

O candidato do PMDB, Luiz Henrique da Silveira, venceu as eleições para o governo de Santa Catarina com 52,71% dos votos válidos e já anunciou sua primeira medida. No dia 2 de janeiro, encaminha para a Assembléia Legislativa um projeto de reforma administrativa. Ele derrotou nas urnas o candidato do PP, Esperidião Amin, que recebeu 47,29% dos votos válidos.

Apoiado pelo PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PP teve um desempenho melhor do que apontavam as pesquisas. Na última sondagem do Ibope, divulgada sábado, Luiz Henrique aparecia com 57% e Amin com 43% dos votos válidos. Alckmin, aliado do governador eleito, também venceu no Estado: teve 54,53% dos votos, enquanto Lula, apoiado por Amin, teve 45,47%. O candidato eleito acompanhou a votação em casa, no município de Joinville. Ele comemorou a eleição lembrando que foi sua décima vitória em 11 eleições disputadas. ¿Foi uma vitória consagradora¿, comemorou.

Governador reeleito - havia deixado o cargo para dedicar-se à campanha -, prometeu dar seqüência às obras que vem realizando no Estado.

¿Estamos fazendo uma revolução e vamos dar seqüência.¿ Luiz Henrique considerou que o apoio da Assembléia Legislativa, onde construiu sólida maioria, será fundamental para o governo. Ele passou a ter o apoio de 27 dos 40 deputados, depois de ter conseguido, após o primeiro turno, a adesão de dois deputados eleitos pelo PDT e um do PTB. Luiz Henrique disse que o PSDB e o PFL, partidos coligados, terão participação no governo. ¿Trouxemos forças importantes para a campanha e elas vão nos ajudar a governar o Estado.¿

A equipe de governo, disse, será definida até dezembro. Luiz Henrique explicou que a reforma administrativa já estava prevista. As mudanças, segundo ele, vão consolidar o projeto de descentralização que vinha realizando. Não está previsto corte no funcionalismo. ¿Vamos dar mais autonomia para as polícias.¿ O governador criticou a aliança do adversário, Esperidião Amin, com o PT de Lula. ¿Água e óleo não se misturam e, se misturados, não dão combustão.¿

Em entrevista dada logo após a divulgação do resultado, Amin considerou vitoriosa sua aliança com o PT. ¿Venci em Florianópolis e nos principais redutos do interior.¿ Segundo sua avaliação, a eleição foi decidida em favor de Luiz Henrique na cidade de Joinville, maior colégio eleitoral do Estado. O candidato do PMDB teve 66,04% dos votos. Esperidião Amin disse que a ligação com o PT vai continuar, bem como seu apoio ao presidente Lula.