Título: Requião consegue 3º mandato, com diferença de apenas 10 mil votos
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H21

Governador só conseguiu virada com 98,85% dos votos apurados e pôs em dúvida lisura das urnas eletrônicas

Numa das apurações mais emocionantes da história do Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB) reelegeu-se ontem batendo Osmar Dias (PDT) por apenas 10.479 votos, num universo de 7.121.257 eleitores (50,1% dos votos válidos). Requião só passou o pedetista com 98,85% das urnas apuradas. Apesar da vitória, o peemedebista pôs em dúvida a lisura do sistema de urnas eletrônicas e propôs que as eleições no Paraná sejam estudadas por sociólogos e técnicos em informática. ¿Não estou dizendo que houve manipulação, mas não descarto essa hipótese.¿

O governador disse estranhar a pequena diferença no resultado final, quando todas as pesquisas mostravam que sua vantagem seria superior a 6 pontos porcentuais. ¿Eu, que sempre fui desconfiado com as urnas eletrônicas, me pergunto o que poderá ter acontecido com as urnas eletrônicas nas grandes cidades¿, disse. ¿Ganhamos com a soma das cidades do Paraná mais pobres, que tiveram auxílio do governo e onde era muito difícil manipular.¿ Nos maiores municípios, Osmar Dias levou a melhor, incluindo Curitiba, onde venceu com 50,03% dos votos válidos.

¿Foi por pouco, mas valeu a pena¿, disse o governador. O clima de tensão entre os partidários de Requião só cedeu um pouco com o anúncio da virada do peemedebista, quando os primeiros foguetes começaram a pipocar na capital e gritos de comemoração foram ouvidos na residência do governador, na Granja do Canguiri, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Requião, que iniciará em janeiro seu terceiro mandato no Executivo paranaense, afirmou que não deve mudar a linha do governo - que, segundo ele, destina-se ¿preferencialmente para os pobres¿. ¿O Paraná está no caminho certo¿, afirmou, em entrevista exclusiva à Rádio e Televisão Educativa, do governo do Estado. ¿Nós simplesmente modificamos alguns programas e criamos algumas outras coisas no mesmo sentido, na mesma direção do governo que a gente vem realizando¿, disse. ¿Está dando certo, vai continuar dando certo.¿

Requião não se cansou de repetir que, nos primeiros três anos e nove meses de governo, foram criados mais de 351 mil empregos com carteira assinada, em decorrência do programa de isenção ou redução nas alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para micro, pequenas e médias empresas. No novo mandato, ele promete ampliar a faixa de isenções.

É na área de transportes que Requião tem seu projeto mais polêmico. Ele anunciou a criação das Estradas da Liberdade, rotas alternativas às estradas pedagiadas que poderiam beneficiar principalmente caminhoneiros. Muitos duvidam que elas saiam do papel. O objetivo do projeto seria apenas pressionar as concessionárias e permitir ao governador cumprir o que prometeu na campanha de 2002: baixar tarifas de pedágio.

Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Requião deverá se manter crítico do próximo governo caso não haja uma alteração na política econômica. Uma política que, segundo ele, se baseia mais no conceito de mercado, privilegiando o lucro, que no de nação.

No plano estadual, a expectativa é de tranqüilidade. O governador calcula que terá em sua base política 34 dos 54 deputados. ¿É uma maioria confortável para um bom governo, um governo que continue no caminho certo.¿

BAIXAS

Numa campanha bastante aguerrida, com acusações e denúncias, há pelo menos uma baixa. O relacionamento com o senador Osmar Dias não deve ser o mesmo. Dias foi secretário da Agricultura no primeiro governo de Requião e até convidado a integrar a campanha este ano, antes de decidir sair candidato.

¿Com certeza o relacionamento não fica bem. O Osmar Dias foi muito desleal, inventou um apartamento meu em Paris, propriedades nos Estados Unidos¿, criticou ontem o governador. ¿Um comportamento muito pouco honrado.¿