Título: Petista vira o jogo no Pará e pede serenidade na transição
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H22

A petista Ana Júlia Carepa é a nova governadora do Pará, quebrando uma hegemonia de 12 anos de governos do PSDB no Estado. Com 99,55% dos votos apurados, a senadora registrou 54,92% dos votos contra 45,08% do rival Almir Gabriel (PSDB), que já foi governador por oito anos. Em uma eleição marcada por trocas de acusações pesadas, denúncias e prisões, Ana Júlia terminou o primeiro turno mais de 10 pontos porcentuais atrás de Almir.

Quando a apuração chegou aos 73%, Ana Júlia já passou a dar entrevistas como governadora eleita. ¿Vou governar para melhorar a vida do povo. Quero dialogar com todo o Pará¿, afirmou. Antes de sair para a comemoração no centro de Belém, onde militantes a aguardavam, a senadora disse que espera colaboração do atual governo, comandado pelo tucano Simão Jatene. ¿Esqueça as baixarias, esqueça o período eleitoral. A eleição foi democrática, nós esperamos essa responsabilidade do governo para que possamos fazer a melhor transição¿, disse.

Cercada por aliados acusados de corrupção - entre eles, o deputado federal Jader Barbalho, o presidente do PSB local, Ademir Andrade, e o deputado eleito Beto da Fetagri -, Ana Júlia enfrentou vários questionamentos durante a campanha. A aliança, no entanto, acabou se revelando útil. O 3º colocado na eleição paraense, José Priante, aderiu à senadora no segundo turno e levou boa parte dos seus 14% de votos para a petista.

Ana Júlia se aproximou de Almir Gabriel nos últimos dias antes do primeiro turno. Depois de conseguir levar a disputa ao segundo turno, a senadora usou como estratégia colar sua imagem no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu no Pará o primeiro turno. O próprio PT nacional e o governo federal apostaram pesado para tentar levar o governo paraense. Na última semana de campanha, ministros e pesos-pesados do PT nacional, como o governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, aportaram no Pará para ajudar na campanha.

Do lado tucano, a decepção ficou evidente. Depois de quase vencer no primeiro turno, Almir viu a vitória escapar. Dias antes da eleição, em entrevista ao Estado, ele atribuiu à sua própria campanha o fato de ter de disputar um segundo turno. ¿Acho que nosso pessoal subiu no salto alto.¿