Título: Wilma de Faria bate cacique do PMDB
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H22

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), conquistou sua reeleição após acirrada disputa com o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), importante cacique político do Estado.

Pouco depois das 20 horas o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte concluía toda a apuração, registrando 52,38% dos votos válidos (824.101) contra 47,62% de Garibaldi (749.172).

No mesmo instante Wilma comemorava com o vice, Iberê Ferreira, e familiares a confirmação do resultado com grande festa em sua casa, à beira da piscina .

¿Não foi fácil essa eleição, foi uma eleição difícil. Nosso adversário que se dizia imbatível, deixou de ser imbatível. Porque imbatível só o povo, esse sim, é senhor de tudo¿, comemorou Wilma. Com 23% de vantagem sobre Wilma no início da campanha, Garibaldi era chamado de ¿governador em férias¿ por ter passado quatro anos no Senado, após oito anos à frente do governo do Estado.

¿O povo derrotou o ciclo da elite econômica do nosso Estado, que se revezava no poder e agora elegeu uma mulher que fez uma administração voltada para os interesses do povo¿, continuou a governadora reeleita.

Antes do pleito, Garibaldi lembrou que de fato nunca perdera uma disputa nas urnas e esperava manter o feito nessas eleições. ¿Mas perder faz parte do jogo democrático. Volto para o Senado, a vida política continua¿, afirmou.

A programação da festa da vitória de Wilma previa carreatas, shows e comício em frente ao estádio do Machadão, local do último comício do presidente Lula, um dos responsáveis pelo desempenho da governadora na eleição, em Natal.

A ostensiva presença da Polícia Federal e de tropas do Exército pelo Rio Grande do Norte garantiu eleições mais tranqüilas que as do primeiro turno no Estado. O TRE contabilizou ontem um total de 44 prisões, a maior parte delas por transporte irregular de eleitores, boca-de-urna e propaganda irregular. No primeiro turno foram 91 ocorrências. Parnamirim, região metropolitana de Natal, recebeu denúncias e abortou suposta distribuição de combustível pelas duas coligações, a Vitória do Povo, de Wilma, e Vontade Popular, do adversário.

O senador Garibaldi Alves Filho, momentos depois de confirmada sua derrota, distribuiu uma nota. Nela, o senador reitera que o ¿julgamento do povo¿ é um dos instrumentos democráticos. ¿O resultado nos retempera para o futuro, estreitando os vínculos com o povo¿, diz. Garibaldi sugere, no entanto, que o povo ¿foi maldosamente iludido no seu julgamento¿ e que aliados de sua adversária exploraram ¿perversamente as carências e as angústias dos mais pobres e sofridos.¿