Título: Frente ampla dá vitória a campos em PE
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H23

Em uma entrevista emocionada concedida após a vitória com 1,2 milhão de votos de vantagem sobre o governador-candidato Mendonça Filho (PFL), o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos (PSB) garantiu ontem que fará um governo sem loteamento de cargos e com as contas públicas abertas ao acompanhamento da população. Campos obteve 65,36% dos votos, contra 34,64% de Mendonça.

¿Não vamos amesquinhar este governo¿, afirmou, em resposta, segundo ele, aos inúmeros pedidos de eleitores ouvidos ontem e durante a campanha: ¿Não nos decepcione.¿ Apoiado por 18 partidos, ele disse que não será difícil governar com um leque tão vasto de apoios (do PT e PC do B a PP, PL, PDT, PTB e até o Prona). E prometeu manter essa aliança para governar em clima de integração e união.

¿Difícil é governar sem apoio¿, disse Campos, ao lado dos aliados - o ex-ministro Humberto Costa (PT), o escritor Ariano Suassuna, o deputado federal eleito Carlos Wilson (PT), o presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, a viúva do ex-governador Miguel Arraes, seu avô, dona Madalena Arraes, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. ¿Esses companheiros vão ser deixados em paz.¿

Campos recebeu às 18h50 telefonema do governador Mendonça Filho reconhecendo a derrota e desejando-lhe êxito. Campos afirmou que deseja contar também com Mendonça na luta para desenvolver Pernambuco com justiça social.

O governador eleito disse fazer parte de uma geração sem visão patrimonialista, que tem compreensão clara do papel das instituições. E creditou sua eleição especialmente a dois homens públicos: ¿Esta vitória é de Miguel Arraes e também do meu companheiro Luiz Inácio Lula da Silva¿, disse, sob aplausos da militância que lotou o salão de um hotel do Recife no qual deu entrevista.

Campos identificou como prioridade absoluta do seu governo a construção, em Pernambuco, de um ambiente em que a sociedade não perca a esperança na vitória que construiu. Em tom sereno e conciliador, afirmou estar disposto a deixar de lado eventuais arestas criadas pelos ataques e acusações recebidos durante a campanha. E disse que sua vitória também foi um recado da população que não aceita mais esse tipo de fazer política.

Pouco antes, no seu comitê, Mendonça Filho disse que sai ¿de mãos limpas, podendo olhar no olho de cada cidadão pernambucano¿. Ele estava ao lado dos aliados da coligação União por Pernambuco e prometeu: ¿A aliança não acaba, tem que ser reestruturada, criar base para voltar a ser competitiva.¿

Mendonça até parafraseou Miguel Arraes: ¿Entrei e sairei pela porta da frente do Palácio do Campo das Princesas¿. E prometeu indicar a equipe de transição assim que Campos solicitar.