Título: Lago tira os Sarney do poder no Maranhão
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2006, Nacional, p. H23

De nada adiantou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à candidata do PFL ao governo do Maranhão, Roseana Sarney. Depois de 40 anos no comando do Estado, a família Sarney foi derrotada ontem pelo pedetista Jackson Lago, que conquistou 51,82% dos votos válidos dos quase 4 milhões de eleitores do Maranhão, contra 48,18% de Roseana (99,99% dos votos apurados). A oligarquia Sarney é a segunda a perder poder nestas eleições: no primeiro turno, o petista Jaques Wagner ganhou o governo da Bahia, apeando o clã de Antonio Carlos Magalhães do controle do Estado.

¿A minha vitória representa a queda do último bastião do coronelismo no Brasil, representado pela família Sarney¿, disse Lago. ¿Os segmentos sociais que lutaram contra as oligarquias e o coronelismo no Maranhão e na Bahia são os mesmos: sindicatos, intelectuais, trabalhadores e estudantes. O quadro é o mesmo na Bahia e no Maranhão.¿

Com a derrota no Maranhão, o ex-presidente da República e senador eleito pelo Amapá, José Sarney (PMDB), sai enfraquecido das urnas, mas ainda mantém um grande poder de fogo junto ao Palácio do Planalto.

Afinal, Sarney controla hoje quatro votos de senadores, além de seu próprio voto - três dos senadores pelo Maranhão (Roseana Sarney, Edison Lobão e o eleito Epitácio Cafeteira) e Gilvam Borges (PMDB-AP). ¿O Sarney sai destas eleições mais fraco. A turma do Sarney vai ter menos poder para pressionar o Lula no segundo mandato. Quanto mais força o Sarney tiver, mais chantagem o Lula vai sofrer no segundo mandato¿, afirmou o presidente do PT do Maranhão, deputado federal eleito Domingos Dutra.

MÃO DUPLA

No segundo turno da campanha eleitoral, Lula contrariou o PT maranhense e apoiou a candidatura de Roseana. Foi uma deferência ao senador Sarney. De olho na governabilidade em seu segundo mandato, Lula pediu votos para Roseana na expectativa de que Sarney lhe dê o apoio e votos para aprovação de projetos de interesse do governo federal no Senado.

Apesar do apoio de Lula, Roseana não conseguiu se eleger - teve cerca de 48,2% dos votos válidos. ¿A onda contra os Sarney é gigantesca¿, anteviu o governador do Maranhão, José Reinaldo (PSB), que trabalhou arduamente pela derrota de Roseana Sarney.

Abatida, Roseana disse que a derrota é dela e de seu grupo político. ¿Mas foi uma derrota digna. Tivemos quase a metade dos votos do eleitorado¿, disse.

Ex-aliado da família, Zé Reinaldo que apoiou a candidatura de Jackson Lago é considerado um dos responsáveis pela realização do segundo turno no Maranhão. O governador apostou em três candidaturas, no primeiro turno, dificultando a eleição da pefelista. Desde o início da campanha, as pesquisas davam a vitória de Roseana já no 1ºturno. Mas, com o 2º turno, uma onda de oposição à família Sarney tomou conta do Estado.

Irritado com o apoio do presidente da República à candidatura da pefelista, o petista Domingos Dutra argumentou que agora ¿Sarney não poderá dizer que o Lula foi ingrato, depois de o presidente ter pedido votos para sua filha¿. ¿O Lula é nosso líder, mas não é proprietário do nosso voto. Por isso, apoiamos o Jackson Lago¿, disse Dutra.

Ao contrário das expectativas, a eleição no Maranhão transcorreu em clima tranqüilo. Temia-se que a disputa acirrada entre os dois candidatos acabasse provocando incidentes. O momento mais tenso foi pela manhã, na seção em que Roseana Sarney: houve empurra-empurra entre os cabos eleitorais dos dois candidatos.